MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio e Búzios participam da campanha 'Julho Amarelo' para prevenir e controlar casos de hepatite

Ações serão realizadas nas unidades de saúde ao longo do mês; confira

Por Déborah Carvalho
19/07/22 - 09:38
Cabo Frio e Búzios participam da campanha 'Julho Amarelo' para prevenir casos de hepatite 'Julho Amarelo' é uma campanha nacional de controle a hepatites virais | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

O mês de julho é época de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra hepatites virais. Uma série de ações, com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à campanha "Julho Amarelo" está sendo realizada em cidades da Região dos Lagos do Rio, para alertar sobre as medidas de combate à doença.

Cabo Frio

Em alusão a data, celebrada no dia 28 de julho, uma programação especial acontece neste mês nas unidades de saúde da cidade.

Para a secretária de Saúde, Erika Borges, o trabalho de disseminação da informação e a ampliação do acesso do serviço têm como objetivo reforçar a importância do diagnóstico precoce e da continuidade do tratamento da doença:

Apesar do município oferecer programa de imunização, diagnóstico e tratamento da doença, a eficácia do resultado de prevenção e cuidado depende da adesão da população. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames é possível confirmar a doença. Essas doenças atacam principalmente o fígado e, com diagnóstico tardio, podem provocar consequências graves, como cirrose hepática, câncer e óbito.

Cabo Frio possui um Departamento de Atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais no Hospital Dia. As unidades que oferecem o TRD (Testagem Rápida Diagnósticos) são: Hospital Dia, no bairro São Cristóvão; o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; e o PAM de Santo Antônio, em Tamoios.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESF) também é possível solicitar os exames laboratoriais para detecção da doença. Os casos positivos são direcionados para tratamento para médico especialista no Hospital Dia e na Saúde Coletiva, localizada no PAM de São Cristóvão.

As ações no município cabo-friense acontecem em dois locais: na Atenção Básica e no Hospital Dia, em São Cristóvão.

Na Atenção Básica, as atividades serão realizadas pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os profissionais vão abordar o tema na ESF Manoel Corrêa, nesta terça-feira, dia 19 de julho. No dia 20 de julho, é a vez da ESF Guarani e, no dia 26 de julho, na ESF Jardim Náutilus.

Já no dia 27 de julho, haverá palestra ministrada pela infectologista Dra. Apparecida Castorino, no Hospital Dia, às 10h. No local, as equipes vão aplicar a vacina contra Hepatite B, realizar testagem rápida para Hepatite B e C e haverá ainda orientação para a população, com panfletagem e entrega de informativos e preservativos.

Búzios

O mês de julho também será marcado por mutirões de testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Armação dos Búzios.

Confira os locais, dias e horários para a testagem

  • UBS Haroldo Francisco Ceravolo (Brava) - 18/07, manhã

  • Jose Gonçalves (José Gonçalves) - 18/07, manhã

  • Maria Rosa da Conceição Santiago (Baía Formosa) - 19/07, tarde

  • Clínica da Família Olavo da Costa (Vila Verde) - 20/07, manhã

  • Antonio Elesbão dos Santos (Rasa) - 21/07, manhã

  • Dr. Paulo Acherman (Ferradura) - 22/07, manhã

  • Deodorina Leite de Azevedo (Geribá) - 27/07, manhã

  • Benildo Mota (São José) - 27/07, tarde

Casos da doença na Região dos Lagos

Atualmente, 178 pessoas estão recebendo tratamento contra hepatite em Cabo Frio. Em média, o tratamento para o tipo C dura de 12 a 24 semanas com uso de medicamentos específicos. Uma vez por ano, os pacientes que foram tratados retornam à unidade para realizar exames. Para a hepatite B, o tratamento é contínuo, dependendo do estágio da doença.

De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 18 novos casos contra 24 no mesmo período do ano passado.

Já em Araruama, 170 pacientes tratam hepatites dos tipos B e C. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, 56 pessoas estão sendo atendidas na unidade de saúde coletiva da cidade, ao lado do PAM.

Em Arraial do Cabo, há três casos de hepatites virais notificados atualmente.

Já a Prefeitura de Búzios ainda não informou o número de casos de pessoas com a doença na cidade.

Os municípios Araruama e Arraial do Cabo ainda não divulgaram as ações da programação pelo 'Julho Amarelo'.

Campanha Nacional

A Campanha Nacional Julho Amarelo foi instituída no país pela lei nº 13.802/2019 e busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite pode não apresentar sintomas, mas quando aparecem, se manifestam como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

  • Hepatite A: tem o maior número de casos e é relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Para este tipo existe vacina.

  • Hepatite B: é o segundo tipo mais comum e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

  • Hepatite C: o contato com o sangue é a principal forma de transmissão. É considerada a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e a doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina.

  • Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

  • Hepatite E: é transmitida via fecal-oral, provocando grandes epidemias. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.