MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso da cannabis medicinal

Remédio à base da substância pode ser usado para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Por Mateus Marinho
25/11/21 - 13:32
Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso da cannabis medicinal O remédio à base de cannabis pode ser usado para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica | Foto: Banco de imagem

A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, deu um passo importante para o tratamento de doenças crônicas. O balneário buziano é o primeiro município do estado a adotar o uso da cannabis medicinal, dentre os 92 municípios.

A novidade foi aprovada por unanimidade na sessão da última terça-feira, 23, da Câmara Municipal de Búzios. O Projeto de Lei 93/2021, de autoria do vereador Aurélio Barros (PATRI), garante o uso e a distribuição de cannabis medicinal no município.

A proposta, que já foi aprovada pelo Poder Executivo, prevê a distribuição gratuita de medicamentos nacionais e importados à base da planta, prescrito por um médico acompanhado do laudo das razões da prescrição.

O remédio à base de cannabis pode ser usado para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica que não respondem aos tratamentos convencionais. De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, desde o início do ano, o uso do medicamento já estava sendo discutido com a equipe técnica da saúde:

“Fizemos a Conferência Municipal de Saúde cujo tema central foi saúde mental, e uma das mesas temáticas, foi o uso da cannabis medicinal para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e epilepsia refratária, onde foi apresentado os estudos e avanços com a utilização do canabidiol nessa clientela. O Projeto de Lei liberando a compra do medicamento pela secretaria municipal de Saúde, para distribuição a pacientes que sejam elegíveis ao tratamento é um grande passo que está sendo dado”, afirma o secretário.

O programa vai permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista O programa vai permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista | Foto: Banco de Imagem

O remédio à base de cannabis já está sendo incluído na Relação de Medicamentos Municipal (Remume). Búzios conta atualmente com dois médicos especialistas prescritores do medicamento.

O programa vai permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista e também 60 crianças com epilepsia refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais. Além de auxiliar no tratamento às pessoas portadores de dor crônica, dores oncológicos e neuropatias.

Desde o início, o Portal Multiplix vem acompanhando o processo de uso e autorização da cannabis medicinal em Búzios. O assunto foi, inclusive, tema de audiência pública no balneário.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.