Resultado da 1ª fase de matrícula da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro já está disponível
Candidatos alocados nesta etapa devem confirmar matrícula presencialmente entre os dias 19 e 26 de janeiro
Candidatos que participaram da 1ª etapa da pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino já podem conferir resultado das inscrições
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
O resultado da primeira fase de matrículas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, referente às inscrições realizadas em novembro do ano passado, já está disponível para consulta.
Os candidatos podem conferir aqui.
Os alocados devem agora cumprir a etapa presencial para garantir a vaga na unidade escolar para a qual foram destinados.
De acordo com as orientações divulgadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o candidato alocado deve comparecer à escola indicada entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2026.
Estudantes menores de 18 anos devem estar obrigatoriamente acompanhados pelo responsável legal.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
No ato da confirmação, é necessário apresentar toda a documentação exigida, conforme lista informada no resultado da alocação e de acordo com o que prevê a resolução Seeduc nº 6375/2025.
A ausência dentro do prazo pode resultar na perda da vaga.
2ª fase da pré-matrícula
Para os candidatos que não foram alocados na 1ª fase, a Seeduc abre a 2ª fase da Pré-Matrícula Fácil 2026, a partir das 8h, do dia 29 de janeiro, exclusivamente pelo site Matrícula Fácil.
Essa etapa funciona em livre concorrência, com vagas remanescentes da fase anterior.
O candidato poderá escolher apenas uma unidade escolar e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, respeitando a disponibilidade de vagas.
O período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 será exclusivo para quem não foi alocado na 1ª fase em nenhuma das opções de escola escolhidas.
Já a partir das 8h do dia 2 de fevereiro poderão participar também aqueles que não confirmaram a inscrição na primeira etapa ou que não participaram da matrícula informatizada.
Transferências
A etapa de transferências terá início a partir das 8h do dia 4 de fevereiro de 2026 e será destinada exclusivamente aos alunos já matriculados na rede estadual.
O procedimento deverá ser feito apenas pelo site.
Nessa fase, será possível solicitar a transferência imediata, caso haja vaga disponível, ou realizar um cadastro para transferência informatizada, que será processada conforme a abertura de vagas na rede.
A Seeduc orienta que estudantes e responsáveis fiquem atentos aos prazos e regras de cada etapa, uma vez que todas as fases seguem critérios específicos e não há garantia de vaga fora do calendário oficial.
Mais detalhes sobre a documentação exigida e os procedimentos podem ser consultados no Manual de Matrícula, disponível na plataforma da Matrícula Fácil.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






