Prefeituras de Cabo Frio, Araruama e Búzios começam a disponibilizar carnês do IPTU 2024
Cidades da Região dos Lagos oferecem desconto de 10% para quem fizer a quitação em cota única
.jpg)
O ano começou e com ele chegam alguns débitos anuais para a população. Na Região dos Lagos do Rio, cidades como: Araruama, Búzios e Cabo Frio já oferecem a opção de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o popular IPTU.
Araruama
O prazo de pagamento teve início nesta terça-feira, dia 2, em Araruama. De acordo com a prefeitura, o imposto pode ser quitado à vista ou parcelado em até 9 vezes. Para quem decidir pela cota única, que pode ser paga até o dia 25 de janeiro ganha um desconto de 10%.
Já o contribuinte que optar pela cota única, que pode ser paga até o dia 25 de fevereiro, o desconto é de 5%. O governo municipal ainda informou, que os carnês vão começar a ser entregues pelos Correios nas casas dos contribuintes.
Nos distritos de São Vicente, Iguabinha e Praia Seca, a pessoa também tem a opção de pegar as guias de pagamento do imposto nas subprefeituras. Além disso, o contribuinte poderá retirar o carnê pela internet.
A prefeitura ressalta que o município de Araruama tem mais de 111 mil imóveis cadastrados. “É importante que o contribuinte esteja em dia com o pagamento; pois é com os recursos do IPTU que o município pode investir e avançar cada vez mais”.
Armação dos Búzios
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação, também divulgou que a partir desta terça, 2, as guias de pagamento do IPTU estarão à disposição dos contribuintes.
Assim como em Araruama, uma oportunidade especial de pagamento está sendo oferecida aos contribuintes que optarem por quitar o valor total com a cota única até o dia 29 de janeiro de 2024: o desconto de 10% será aplicado.
Para aqueles que preferirem parcelar, a prefeitura disponibilizará o parcelamento em até 10 vezes sem juros, com o primeiro vencimento em 9 de fevereiro de 2024, e as demais parcelas nos meses subsequentes.
Os contribuintes têm à disposição diversas formas de obter as guias para pagamento. Elas podem ser retiradas pessoalmente no atendimento da Secretaria Municipal de Finanças e Arrecadação, localizada na sede da prefeitura, ou digitalmente por meio do portal de serviços da prefeitura: site oficial, pelo WhatsApp (22) 2623-5466 ou pelo email: iptu@buzios.rj.gov.br.
Além disso, o assistente virtual 'Buziano', no site da prefeitura, está disponível para esclarecer dúvidas e prestar informações.
O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser pago através de aplicativos bancários e nos terminais de autoatendimento dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob. As casas lotéricas também aceitam o pagamento até a data de vencimento.
Cabo Frio
Os contribuintes poderão emitir a guia de pagamento do IPTU de forma online, no site da Secretaria Municipal de Fazenda. Para 2024, não haverá distribuição de carnês físicos. Quem tiver dificuldade para emitir o boleto, pode procurar a Secretaria de Fazenda, na rua Major Belegard, 395, São Bento, das 8h30 às 17h.
O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única, até o dia 15 de janeiro, terá 10% de desconto no valor total. Após o prazo, além do pagamento integral sem abatimento, o munícipe também pode realizar o parcelamento em até 11 vezes, com pagamento mensal todo dia 20.
O pagamento pode ser feito nas agências bancárias em todo o país e nas casas lotéricas, até o vencimento, além dos caixas eletrônicos e aplicativos de bancos para celular, com a leitura do código de barras. É preciso ficar atento ao pagamento das parcelas na data de vencimento para evitar a cobrança de juros, multa e outros encargos.
O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. Caso a propriedade não tenha nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.