Prefeitura de Friburgo anuncia nova fase das obras na praça Getúlio Vargas com foco no paisagismo histórico
Previsão da prefeitura é de conclusão no fim de 2026; prazo inicial era agosto
Postes com nova pintura já podem ser vistos no primeiro setor da obra
|
Foto: Jean Teixeira
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, anunciou, na última semana, uma nova fase das obras da praça Getúlio Vargas, no Centro.
As intervenções, divididas em três partes, estão no primeiro setor e o foco, agora, será no paisagismo histórico.
De acordo com o governo municipal, nesta segunda-feira, 19, a Fundação Dom João VI iniciaria a supressão e destoca de espécies arbóreas na área, com continuidade na terça-feira, 20.
A prefeitura explicou sobre a remoção:
Ao todo, serão removidos 11 indivíduos que não fazem parte do projeto original concebido por Auguste Glaziou, entre eles as grevíleas (Grevillea robusta) localizadas na área do parque infantil. Em substituição, serão plantadas novas mudas de Eucalyptus robusta nos locais previstos no Projeto de Paisagismo.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Em uma nota publicada nas redes sociais, o Executivo friburguense informou a proibição temporária de estacionamento de veículos em pontos do entorno da praça, das 6h às 16h:
rua Cel. Galeano das Neves – da esquina com a rua Prefeito Eugênio Muller até a praça Getúlio Vargas;
praça Getúlio Vargas – da esquina com a rua Cel. Galiano das Neves até a Estação Livre.
Em caso de chuva, a execução das atividades poderá sofrer alterações.
Segundo o município, a intervenção integra as Diretrizes Paisagísticas da Praça Getúlio Vargas, que têm como objetivo a recuperação do conjunto arquitetônico e paisagístico do local.
Isso faz parte dos compromissos estabelecidos no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2015, firmado entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério Público Federal.
Primeira parte da obra ocorre na área do parquinho | Foto: Jean Teixeira
Os recursos destinados à execução do projeto são específicos do referido TAC e não podem ser utilizados para outras finalidades municipais, conforme divulgado pela administração pública.
Na última quinta-feira, o governo municipal divulgou o que já foi feito no primeiro setor da praça Getúlio Vargas, que inclui a área do parquinho:
Já foram realizadas diversas etapas, como a implantação da infraestrutura elétrica para a nova iluminação, dos sistemas hidráulico e de drenagem, a instalação dos tentos dos novos canteiros ajardinados e a execução de parte do novo piso.
De acordo com a prefeitura, as próximas etapas incluem a instalação do novo mobiliário urbano, como postes, bancos, cestas de lixo, e a implantação do paisagismo.
Essa última contempla "o plantio de espécies ornamentais destinadas a resgatar a perspectiva longitudinal do projeto original, além de valorizar ainda mais a beleza dos eucaliptos centenários".
Na manhã desta segunda-feira, 19, a equipe do Portal Multiplix esteve no local e constatou postes pintados e novos bancos sendo preparados para uma futura instalação.
Obra é dividida em três setores; intervenções na primeira parte da praça ainda estão em andamento | Fotos: Jean Teixeira
Na semana passada a prefeitura ainda informou que a data prevista para a conclusão do último setor é o fim de 2026.
O prazo de finalização divulgado inicialmente era o dia 19 de agosto deste ano. A informação constava na placa posta no começo das obras.
A reportagem questionou o governo municipal sobre a alteração no cronograma e, nesta quarta-feira, 21, reconheceu um problema técnico no primeiro lote de piso recebido:
Por ser uma obra diferenciada, feita em ambiente tombado, esta deve atender a parâmetros de execução que eventualmente podem alterar o cronograma previsto, como a utilização de técnicas manuais ao invés de técnicas mecanizadas; exigências de preservação dos materiais e mobiliários urbanos retirados para serem substituídos; ajustes necessários de projeto; bem como a aprovação criteriosa de qualidade dos serviços e materiais, em conformidade ao Memorial Descritivo. Como exemplo, após o assentamento do primeiro lote do piso foi verificado pela equipe técnica da Fundação D. João VI, um problema técnico na qualidade do mesmo, sendo suspensa sua entrega até a sua devida regularização, causando com isso um atraso na produção e consequente instalação na praça. Aproveitamos para informar que a situação foi resolvida, com o restabelecimento das entregas do piso em conformidade com as normas de qualidade.
O Executivo friburguense ainda informou que o prazo para finalizar as intervenções do primeiro setor da praça Getúlio Vargas, de acordo com a empresa Terrplan, responsável pela obra, "está prevista para 27 de fevereiro de 2026".
Sobre a conclusão total, a prefeitura explica:
Estando todas as etapas dentro das especificações técnicas e projetuais e sendo considerado também as condições climáticas, a finalização total da obra está prevista para dezembro de 2026.
Além disso, questionado a respeito da possibilidade de novas operações de supressão e destoca, o município respondeu que essas "serão feitas de acordo com as execuções dos próximos setores".
A obra
A empresa responsável pela obra da praça Getúlio Vargas é a Terrplan.
O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do município em 7 de novembro de 2024. O valor estimado é de R$ 6.508.936.
O canteiro de obras começou a ser instalado em junho de 2025.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







