MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Por que a água é tão importante para a saúde?

Hidratação é fundamental para o funcionamento dos órgãos vitais

Por Isadora Jaron
13/02/20 - 11:33
Por que a água é tão importante para a saúde? Corpo humano precisa de uma média de dois litros de água por dia | Foto: Banco de Imagem

Parece besteira, mas os conselhos em relação a beber muita água e se hidratar são de fato muito importantes, principalmente nas épocas mais quentes, como o verão. Idosos e crianças também precisam de muita água. A hidratação é importante para recuperar a água do corpo e os sais minerais.

O corpo humano é formado por 80% de água, que está presente também no nosso sangue. Por isso, a média de ingestão de água por dia é de cerca de dois litros, independente de estar frio ou calor. “Além de manter o nosso corpo hidratado, a água é fundamental para o funcionamento de órgãos vitais, saúde da pele, unha e cabelos. Fundamental para o intestino e regulação de alguns hormônios também”, explica a nutricionista Lila Cordeiro.

A falta de água no organismo pode causar uma série de fatores prejudiciais à saúde, até convulsões. Alguns sintomas da desidratação são tontura, fraqueza, sede, boca seca, mal-estar, pele seca e desmaio. Uma dica da nutricionista para saber se está desidratado é observar a cor da urina.

“Quanto mais amarela, menos hidratado você está, com exceção da primeira urina do dia ao acordar que é naturalmente mais amarelada devido à quantidade de horas sem ingerir líquidos durante a noite. Além disso, os sinais são diversos, pele e cabelos ressecados e boca seca são sinais de sede. Ouça os alertas do seu corpo e será mais fácil se manter hidratado”, destaca.

Alguns municípios do Rio de Janeiro estão passando por uma crise hídrica, depois que a água do abastecimento da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) apresentou cheiro e gosto, com terra e barro, afetando 10 milhões de pessoas na região Metropolitana, inclusive na cidade de Bom Jardim, na serra fluminense, onde os moradores, além de registrarem a água escura, ficam dias sem o abastecimento regular.

Para isso, muitas pessoas estão comprando água mineral até para cozinhar. “A ingestão de água não tratada pode acarretar diversos problemas à saúde. Então até que o problema seja resolvido, não será possível consumir essa água. É importante ficar atento à alimentação fora de casa, se certificando que os estabelecimentos comerciais estão utilizando água mineral neste período”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.