MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novo polo de soroterapia em Búzios vai disponibilizar soro antiescorpiônico à população

Também serão oferecidos soros antibotrópico, anticrotálico, antiofídico e antiaracnídico

Por Virgínia Carvalho
19/03/24 - 15:32 | Atualizada em 20/03/24 - 09:41
Novo polo de soroterapia em Búzios vai disponibilizar soro antiescorpiônico à população Escorpião-amarelo coletado no balneário pelo IVB e Vigilância Ambiental de Búzios | Foto: Divulgação/IVB

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou um novo polo de soroterapia no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse, destinado ao tratamento de acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos na cidade.

O polo também receberá soros antibotrópico, para serpentes Bothrops, soros antiofídico, para cobras, soros anticrotálico, para serpente Crotalus e antiaracnídico, para aranhas.

Os soros serão disponibilizados à população em casos de acidentes, seguindo uma avaliação médica especializada. Segundo a Prefeitura de Búzios, o acesso não vai ser exclusivo aos moradores do município:

Ele está disponível para toda e qualquer pessoa, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante avaliação médica.

De acordo com a prefeitura, o atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos é emergencial e prioritário, não sendo necessário realizar nenhum cadastro prévio para receber o soro.

A prefeitura informou que a iniciativa faz parte das diversas medidas de segurança que estão sendo realizadas em razão do aparecimento de escorpiões:

Essa iniciativa visa oferecer um atendimento mais eficiente em casos de envenenamento por picadas desses animais peçonhentos, garantindo a disponibilidade do soro antiescorpiônico e outros recursos necessários para o tratamento adequado.

Infestação de escorpiões em Búzios

No mês passado, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Instituto Vital Brazil (IVB) intensificaram as medidas para controlar o aparecimento de escorpiões em algumas cidades do Rio, entre elas, Búzios, na Região dos Lagos.

No início deste mês, todas as 28 escolas municipais de Búzios foram fechadas temporariamente para dedetização contra os escorpiões. A ação foi feita pela Vigilância Ambiental.

A prefeitura disse que está trabalhando em colaboração com o IVB, adotando as medidas necessárias para controlar a situação:

Essas ações visam garantir a segurança e bem-estar da população de Búzios, oferecendo um atendimento de qualidade em casos de acidentes com escorpiões e promovendo a preservação da saúde pública.

Entre as ações estabelecidas em parceria com outras instituições e órgãos públicos, a prefeitura está realizando estratégias de "controle mecânico e biológico, monitoramento das áreas com presença dos animais e treinamento para equipe de vigilância ambiental".

Capacitação de hoteleiros em Búzios

Na última semana, as secretarias de Turismo e de Saúde da cidade promoveram uma ‘Capacitação de Pessoal Hoteleiro’, em virtude do aparecimento de escorpiões amarelos na região.

Durante o evento, foram abordadas orientações sobre medidas preventivas, procedimentos de segurança em situações de emergência, protocolos de ação e índices de infestação no município.

A iniciativa reuniu autoridades locais, empresários e representantes do IVB.

Contato da Vigilância Ambiental

Para comunicar a presença de escorpiões em Búzios, a recomendação é que o morador entre em contato com a Vigilância Ambiental. O número é o (22) 2350-6010, ramal 6252.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.