MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituto Vital Brazil e Vigilância Ambiental fazem plano de ação contra infestação de escorpiões em Búzios

SES-RJ também trabalha para agir em caso de progressão da espécie comum na região

Por Rômullo Espíndola
20/02/24 - 09:30 | Atualizada em 21/02/24 - 14:03

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e o Instituto Vital Brazil (IVB) estão intensificando os esforços para controlar o aparecimento de escorpiões em algumas cidades do estado, entre elas: Búzios, na Região dos Lagos. Um abrangente plano de ação foi desenvolvido, envolvendo diferentes secretarias e setores.

Segundo o instituto, a equipe do aracnário está colaborando ativamente com os profissionais das prefeituras de Búzios e, também, Porto Real, no Sul do estado, para combater a infestação de escorpiões, inclusive em ambientes sensíveis, como creches e escolas.

De acordo com Claudio Maurício Vieira, biólogo e coordenador do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil, a presença desses animais tem aumentado consideravelmente nos últimos cinco anos em áreas onde antes eram menos frequentes, principalmente na Região dos Lagos:

Uma das estratégias essenciais que desenhamos para lidar com essa situação é o apoio teórico e prático às prefeituras para a identificação, prevenção e controle da proliferação de escorpiões. Isso inclui, por exemplo, a capacitação dos técnicos municipais de vigilância e agentes de saúde. Recentemente, em Búzios, foram coletados quase 200 escorpiões vivos, o que demonstra a necessidade de medidas eficazes.

De acordo com o instituto, estão sendo planejadas intervenções físicas, como eliminação de criadouros, bloqueio de acessos, remoção de abrigos e coletas de escorpiões, em locais estratégicos para reduzir o risco de acidentes com estes animais.

Em Búzios, o instituto propôs um mapeamento abrangente das áreas afetadas, fortalecendo as ações preventivas e avaliando os métodos mais eficazes de controle. Dada a fase inicial das ações, ainda não há números precisos sobre a coleta de escorpiões nos municípios.

No início deste mês de fevereiro, ocorreu uma reunião entre a Vigilância Ambiental de Búzios e representantes da divisão de artrópodes do Instituto Vital Brazil, no balneário, para orientações do manejo integrado do controle de escorpiões.

A Prefeitura de Búzios afirmou que tem atuado na fiscalização de locais com a presença desses animais realizando coleta para evitar a proliferação da espécie. Após o encontro, a Vigilância Ambiental e os representantes do Instituto visitaram locais com características propícias para a infestação.

Encontro aconteceu no início deste mês de fevereiroEncontro aconteceu no início deste mês de fevereiro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

De acordo com o biólogo Jonathan Roosewelt, do Instituto Vital Brasil, alguns cuidados são essenciais para evitar que os escorpiões se proliferem, como evitar o acúmulo de entulhos, madeiras e cascalhos, principalmente em locais úmidos. Segundo ele, a conscientização das pessoas é fundamental.

O biólogo ainda passou orientações para evitar que esses animais entrem nas residências, como fazer uso de barreiras físicas para parte de baixo de portas, vedar ralos com rede e empacotar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados, para evitar baratas, moscas ou outros insetos de que se alimentam os escorpiões.

Espécie mais perigosa é monitorada no balneário

O instituto explicou ao Portal Multiplix que a espécie Tityus serrulatus, conhecida popularmente como escorpião-amarelo, é típica do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, e está sendo monitorada no balneário.

Foram coletados quase 200 escorpiões vivos recentementeForam coletados quase 200 escorpiões vivos recentemente | Foto: Divulgação/Edson Taciano (Instituto Vital Brazil)

A maioria dos acidentes com escorpiões, inclusive com esses animais, é leve, causando sintomas locais, como dor, edema e vermelhidão.

No entanto, alguns casos podem ser mais graves, ocasionando sintomas generalizados, como sudorese, náuseas, vômitos, dor abdominal e queda da pressão. Os mais vulneráveis são crianças e idosos, mas todo acidente com escorpião deve ser avaliado por um médico.

Em caso de picada, a recomendação é procurar imediatamente o hospital de referência mais próximo, onde a equipe médica avaliará o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso do soro antiescorpiônico.

O IVB disponibiliza uma lista de Polos de Atendimento para acidentes com animais peçonhentos.

Prevenção de acidentes com artrópodes peçonhentos

Um levantamento do Instituto Vital Brazil aponta aumento de casos de acidentes envolvendo aranhas e escorpiões. Em 2022, foram 658 registros de acidentes com aranhas e 635 com escorpiões, totalizando 1.293 acidentes. Foram registradas 1.219 ocorrências com estes animais em 2021 e 1.234 em 2020.

Danos envolvendo estes dois artrópodes são os mais comuns entre os acidentes com animais peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro. Juntos, eles corresponderam a 58,2% dos agravos com animais peçonhentos em 2022.

Para que os acidentes com aranhas ou outros animais peçonhentos não ocorram, o instituto recomenda:

  • Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas;

  • Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, em uma faixa de um a dois metros junto das casas;

  • Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento das aranhas que deles se alimentam; verificar a presença de aranhas em hortifrutigranjeiros;

  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de aranhas pela residência.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.