Baleias e tartaruga são encontradas mortas em praias da Região dos Lagos; saiba possíveis causas
Uma das baleias passou por exame necroscópico em Cabo Frio para descobrir a causa da morte
Animais marinhos de tipos distintos foram encontrados mortos em praias da Região dos Lagos do Rio nos últimos dias. Duas baleias e uma tartaruga estavam na área costeira de Armação dos Búzios e Cabo Frio.
O animal achado mais recentemente foi uma tartaruga na Praia de João Fernandes, em Búzios.
Com aproximadamente 150 kg e medindo mais de um metro e meio, ela estava boiando bem perto da faixa de areia nesse domingo, dia 23.
A praia estava cheia e a presença do animal chamou a atenção dos banhistas. Veja o vídeo abaixo:
A Secretaria de Meio Ambiente de Búzios foi acionada para ir até o local. As tartarugas são animais protegidos por lei e de extrema importância para o ecossistema marinho.
Ainda em Búzios, uma baleia da espécie jubarte apareceu morta na Praia de Caravelas. O animal com cerca de 15 a 18 metros de extensão, e mais ou menos 40 toneladas, foi rebocado em direção ao alto-mar pelas equipes de Guarda-vidas e da Secretaria do Ambiente e Urbanismo.
Jubarte foi rebocada no final do dia por uma traineira, com apoio da Colônia de Pesca Z23 | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Por estar presa em uma gruta, foi preciso esperar até que a maré ficasse mais alta para rebocá-la. A área foi isolada e houve um período de proibição para o banho na praia de pelo menos um dia.
Já em Cabo Frio, outra baleia, também jubarte, foi encontrada morta e encalhada na Praia do Peró, na última sexta-feira, 21.
O animal passou por um exame necroscópico no sábado, 22, para identificar as causas dessa morte.
Exame necroscópico foi realizado no próprio local | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
A ação foi realizada no próprio local pela equipe do Instituto BW e o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMMLagos), com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento.
O animal encalhado era um macho de 13 metros e pesava aproximadamente 32 toneladas. Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, as espécies realizam extensas migrações entre maio e novembro, com picos em junho, julho e agosto.
De acordo com a administração municipal, o Instituto BW e o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMMLagos) já enviaram as amostras para análise, mas os resultados ainda não ficaram prontos.
Em Cabo Frio, baleia tinha 13 metros e cerca de 32 toneladas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio
Possíveis causas
Os especialistas apontam que a colisão dos animais com os navios é a causa mais provável para essas mortes:
Mesmo assim, identificar a causa da morte é complicado, pois baleias usualmente afundam quando morrem e só encalham nas praias após um longo processo de decomposição, quando o corpo se enche de gás.
Ainda segundo os especialistas, baleias mortas podem ser objeto de estudo científico, mas também podem atrair a presença de turistas, trazendo riscos à saúde pública.
Muitas vezes, os testes são feitos antes de a baleia ser removida - dependendo do tamanho do animal e das dificuldades de transporte.
Entre as ameaças para as tartarugas, estão as interações desses animais com as embarcações de lazer ou de atividades portuárias e pesqueiras. A hélice de barco pode causar sérios cortes extensos que perfuram a carapaça e o ventro desses répteis.
As prefeituras de Cabo Frio e Búzios alertam com frequência que, em casos como estes, a população não toque nos animais e acione as equipes para fazer a remoção de animais pelo número 153.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.