MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novas datas: Folia de Reis será celebrada nesta sexta e domingo em Cabo Frio

Atividades vão acontecer próximo à Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio; eventos haviam sido cancelados por causa da chuva

Por Vinícius Pereira
24/01/23 - 12:09
Novas datas: Folia de Reis será celebrada nesta sexta e domingo em Cabo Frio A programação da Folia de Reis é gratuita | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A Folia de Reis, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, já tem nova data para ser celebrada. Os eventos foram transferidos de suas datas originais, no início de janeiro, devido às chuvas.

Segundo a prefeitura, os festejos vão acontecer na Praça da Cidadania, nesta sexta-feira, 27, a partir das 20h, e no Pontal de Santo Antônio, no domingo, dia 29, às 10h.

A programação é gratuita e vai contar com a participação dos grupos folclóricos 'Estrela do Oriente' e 'Estrela D’alva'.

O público vai poder acompanhar tudo de pertinho. A folia 'Boi da Abissínia' vai abrir espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio das pessoas que estiverem no local.

Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro é o que concentra o maior número de folias. São cerca de 300 em atividade.

Na festa, a cultura popular é representada por meio de um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos, como acordeons, violões, violas, reco-reco, caixas, pandeiros, entre outros.

Tamoios também recebe a Folia de Reis Tamoios também recebe a Folia de Reis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Em 2021, a Folia de Reis de Cabo Frio, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Município.

Para Davi Souza, vereador autor da lei, as ações desenvolvidas por esses grupos, fortalecem os laços de convivência na sociedade por meio da simbologia e luta apresentadas por quem não deixa essa cultura se apagar.

“Uma das coisas que tenho orgulho em minha trajetória é ter me aproximado de pessoas com uma visão tão ampla do que é a diversidade cultural. Esses são laços que vou carregar para a vida inteira. A Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Cabo Frio, precisamos incentivar as manifestações culturais que fazem parte da história da nossa cidade, mantendo viva as tradições que compõem a diversidade do povo cabo-friense”, disse Davi Souza.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.