MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova lei proíbe cooler nos barcos de passeio em Arraial do Cabo

Consumo de bebidas ficará restrito a produtos vendidos dentro das embarcações. Medida gerou discussão nas redes

Por Vinícius Pereira
22/11/21 - 16:19
Nova lei proíbe cooler e isopor nos barcos de passeio em Arraial do Cabo Medida foi adota a pedido dos próprios barqueiros, segundo a Fipac | Foto: Divulgação/Marcelo Teixeira (Prefeitura de Arraial do Cabo)

O passeio de barco em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, é uma das atividades turísticas mais procuradas em todo interior do estado. São milhares de turistas todos os anos em busca de descanso e da melhor fotografia. Muitos dos visitantes gostam de levar o cooler com bebidas de sua preferência, mas uma nova lei passa a proibir as caixas térmicas nas embarcações.

O consumo de bebida ficará restrito aos produtos comercializados dentro dos barcos. O assunto gerou polêmica nas redes sociais e nas páginas de turismo da região.

Algumas pessoas consideram que a mudança vai prejudicar o turismo na cidade e elevar os preços dos produtos. Por outro lado, tem gente que acredita que a proibição vai ajudar no melhor ordenamento do setor.

“Acho justo. Se deixar, cada turista vai com um cooler na mão. O barco já oferece água e refrigerante, sede ninguém vai passar. Quer beber? Paga o preço! O povo de Arraial do Cabo tem que começar a valorizar o trabalho. Um barco com bar gera mais empregos, o que faz girar uma renda na cidade”, afirmou a empresária Carolina Aguiar.

A opinião é compartilhada pela Roseli Marsan, de São Paulo:

Aprovadíssimo. Arraial precisa de mais rigor no turismo. Educação para o povo. Em Fernando de Noronha tem regras.

Mas nem todos têm essa mesma opinião. Para o Bento Junior, turista do Rio de Janeiro, a lei vai prejudicar o setor:

Depois que o turista sumir vão gastar milhões com campanhas de turismo para eles voltarem. Desnecessária essa lei. Apesar de não beber, não acho a proibição boa para o turismo.

“Uma vergonha isso sim, não poder levar algo para o nosso consumo. Amo Arraial, mas vou te falar, tô fora! Tudo se paga nessa cidade, nunca vi uma lei dessa”, reclamou Katia Vital, frequentadora da cidade.

Consumo de bebida ficará restrito aos produtos comercializados dentro dos barcosConsumo de bebida ficará restrito aos produtos comercializados dentro dos barcos | Foto: Ângelo Caravelos

Ricardo Sagat é morador de Arraial e trabalha como segurança. Ele faz um contraponto quanto aos valores cobrados e a nova regra.

"A lei sancionada é boa para os barqueiros. Vão conseguir gerar uma receita maior. Mas e o cabista que quer passear com a família, vai ter que pagar uma lata de coca a R$ 10? Água, de 500 ml, a R$ 5, vai ser justo? Será uma maravilha para quem depende dos passeios para viver. Mas vai ser um gasto que fará falta no orçamento para quem é de Arraial", comentou Ricardo

Novas regras

Os donos dos barcos deverão afixar em local visível, um material educativo, em português, inglês e espanhol, informando sobre essa proibição da entrada de coolers.

Ficam excluídos da proibição os barcos-táxis.

A lei nº 2.348, que foi sancionada pelo prefeito Marcelo Magno, passa a vigorar 30 dias após sua publicação, realizada na última quarta-feira, dia 17 de novembro.

Ainda segundo a lei, a fiscalização ao cumprimento da regra será de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac).

Em caso de descumprimento da lei ou reincidência, o proprietário poderá receber uma multa diária, ou até mesmo ter a autorização de trabalho suspensa.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Fipac, responsável pelo ordenamento na Marina da Praia dos Anjos, para questionar o motivo da proibição. Em nota, a fundação informou que a lei foi uma sugestão dos próprios profissionais que atuam no passeio de barco e que a proposta também tem o objetivo de evitar a geração de lixo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.