MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio aposta em tecnologia e novos atrativos para alavancar atividade turística

Reabertura do píer do Terminal de Transatlânticos, Terminal de Passeios de Barco e Espaço Cultural do Surfe estão entre as principais ações realizadas

Por Mateus Marinho
11/02/22 - 14:47
Cabo Frio aposta em tecnologia e novos atrativos para alavancar atividade turística Reabertura do píer faz com que a cidade tenha novamente a possibilidade de receber transatlânticos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O turismo de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está se reinventando. Mesmo diante das dificuldades impostas pela Covid-19, a cidade está, aos poucos, se reestruturando para receber mais e mais turistas, e claro, tornar a experiência de visitar a Região dos Lagos, cada vez melhor.

Entre as principais ações que foram e continuam sendo realizadas, está a reabertura do píer do Terminal de Transatlânticos. A ação proporcionou um ponto adequado para embarque e desembarque náutico (na maioria lanchas), e também fez com que a cidade tenha novamente a possibilidade de receber transatlânticos, desde que as regras da vigilância sanitária autorizem as escalas.

Outro importante espaço turístico que voltou a funcionar foi o Terminal de Passeios de Barco, no Canal Itajuru. O Espaço Cultural do Surfe, na Praça da Cidadania, também foi reaberto após um longo período sem funcionar.

O ano de 2021 também foi marcado por novidades, como o lançamento do “Fale Conosco", que funciona todos os dias da semana (inclusive aos finais de semana e feriados) pelo número (22) 99620-4055. Já o Inventário Turístico reúne informações atualizadas sobre o setor, com participação aberta ao público no site da prefeitura.

Em Tamoios, o destaque é para a formulação do roteiro turístico do distrito, com material impresso disponível para distribuição aos turistas, entre muitas outras atividades.

Outro destaque foi a elaboração do projeto de ordenamento das canoas havaianas e de outras atividades náuticas. Já as Centrais de Atendimento ao Turista (CAT) passaram por reformulação, com pontos na praça dos quiosques da Praia do Forte, Espaço Cultural do Surfe, Terminal de Transatlânticos e Terminal de Passeios de Barcos.

O Espaço Cultural do Surfe foi repaginado e possui um novo formato de exposição. O local funciona de quinta a domingo, das 17h às 20hO Espaço Cultural do Surfe foi repaginado e possui um novo formato de exposição. O local funciona de quinta a domingo, das 17h às 20h | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Além dos CATs fixos, em Tamoios, foram instaladas duas centrais temporárias, dentro das duas edições do Expo Mangalarga Marchador, na Fazenda Campos Novos.

Um novo site também foi lançado, além da criação do aplicativo “Turismo Cabo Frio”, que deram uma maior qualidade no atendimento aos visitantes. As novidades disponibilizam um ambiente digital de mapas e informações sobre a cidade, com direito a visitas virtuais aos pontos turísticos do município.

O calendário anual de eventos voltou a ser elaborado com foco em ações para atrair visitantes fora da alta temporada, em acordo com os calendários das cidades de Arraial do Cabo e Búzios, para não haver conflitos de datas.

QR Code leva a informações turísticas da cidadeQR Code leva a informações turísticas da cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

Capacitações e turismo histórico e de aventura

O ano de 2021 também teve muitas capacitações: para os atendentes dos CATs ela acontece de forma periódica, de acordo com o município. Com foco no turismo histórico, a capacitação para guias de turismo aconteceu através de um curso livre de roteiros históricos.

O Fórum de Turismo debateu o setor de forma participativa e democrática com a sociedade, e contou, ainda, com cursos de capacitação em ecoturismo, cicloturismo e marketing digital.

A programação também teve rodada de negócios e reuniões estratégicas com a direção do Aeroporto de Cabo Frio e representantes das cidades integrantes da Costa do Sol.

O turismo de aventura ganhou mais visibilidade com a instalação dos primeiros trechos da trilha Trans Cabo Frio, e da trilha sensorial da Fazenda Campos Novos, em Tamoios, que mistura aventura e história, já que no trajeto foram instalados QR Codes informativos contendo a história da fazenda e da passagem de Charles Darwin pelo local.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.