MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo: Tratamento de fisioterapia gratuito para pacientes do sistema de saúde pública

Iniciativa faz parte de uma parceria entre a prefeitura e uma universidade particular

Por Luisa Machado
03/09/19 - 17:17
Nova Friburgo: Tratamento de fisioterapia gratuito para pacientes do sistema de saúde pública Tratamentos serão oferecidos de terça a quinta-feira, na universidade | Foto: Banco de Imagem

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, passa a oferecer, a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros órgãos públicos, sessões gratuitas de fisioterapia.

O projeto permitirá que alunos da instituição, que já estejam na reta final da graduação do curso de fisioterapia, promovam sessões de terapia respiratória, reabilitação pós-cirúrgica, entre outros tratamentos. O professor Fellipe Abinasse, credenciado do Instituto Nacional de Câncer (Inca), faz o acompanhamento do projeto, que é autorizado pela instituição oncológica.

Para Mari Stela Sanches, representante dessa parceria, o projeto é o início de um trabalho que pretende ampliar o atendimento oncológico na região.

“O atendimento em oncologia vai ajudar, por exemplo, as pessoas que precisam viajar de Friburgo para o Rio de Janeiro ou Teresópolis e precisam realizar procedimentos oncológicos mais simples, como consultas e atendimentos de fisioterapia. A intenção do projeto é ampliar o serviço de atendimento oncológico, dar um melhor acompanhamento às mulheres e homens e tentar atender a todos que têm essa demanda”, explica Mari Stela Sanches, representante do programa.

Para se inscrever no projeto e receber o tratamento, é necessário que o paciente se apresente na sede da Universidade Estácio de Sá, no bairro das Braunes, com um encaminhamento enviado pelo SUS, Inca ou pela Associação das Mulheres Mastectomizadas (AMA). Por enquanto, o programa não atende pessoas que tenham plano de saúde e nem pacientes particulares.

Os atendimentos acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, na parte da tarde, das 13h às 17h, na Clínica Escola, localizada dentro da universidade. Viviane Medeiros, coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Atenção Básica de Nova Friburgo, reforça a importância do atendimento gratuito para a população.

“Essa parceria permite que a universidade abra as portas da sua clínica para atender aos nossos usuários do SUS, aqueles pacientes de oncologia, neurologia ou de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor infantil e da parte respiratória também. Os profissionais da clínica estão atendendo a essa demanda do município”, finaliza.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.