Nova Friburgo: Afape diz não receber subvenções da prefeitura desde janeiro
Instituição está de portas fechadas devido à pandemia. Atendimentos foram mantidos por telefone e videoconferências

A Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, teve que fechar as portas durante a pandemia do coronavírus. Mas para que os atendimentos não fossem prejudicados, a instituição está realizando ligações e videoconferência às famílias. Contudo, um problema vem incomodando os funcionários do local: a falta do repasse da subvenção da prefeitura.
Um vídeo que circula na internet mostra a insatisfação do presidente da Afape, Iomar Pinheiro, que cobra da Prefeitura de Nova Friburgo o repasse da subvenção que estaria atrasado desde janeiro, indo para o quarto mês sem recebimento. Segundo Iomar, é preciso fazer o pagamento dos funcionários para continuar a assistência familiar.
“Estou pedindo, ligando todos os dias pro gabinete, pra Secretaria de Saúde, para que libere as subvenções da instituição para que possamos pagar os funcionários e seguir o nosso trabalho. Mesmo a Afape fechada nós estamos mantendo assistência aos pais, aos alunos, sendo por telefone, por videoconferência e fazendo as visitas com todo o aparato de segurança”, explicou o presidente da associação.
Ainda de acordo com o presidente da instituição, todo ano há um atraso na subvenção, mas os funcionários conseguem quitar suas dívidas realizando trabalhos extras. Com tudo fechado e o isolamento social, não há como conseguir renda.
“Em janeiro e fevereiro não tinha pandemia e mesmo assim não pagaram. Temos um histórico de todo ano a prefeitura não pagar alguns meses, mas aí os funcionários fazem faxina, outros fazem segurança, trabalham em consultório, fazem atendimento particular. Só que por causa da pandemia está todo mundo em casa e então a situação está difícil”, destacou Iomar.
Ele ainda esclareceu que quando entra em contato com a prefeitura a informação é que o Executivo estaria vendo como realizar a prestação de contas e como faria o pagamento, já que não haveria verba.
“Toda vez que eu entro em contato eles alegam que ainda estão vendo se vai ter verba pra pagar. Falam que estão vendo como vai ser a prestação de conta. Como é que vai fazer uma prestação de contas se nem foi paga ainda? Da mesma forma que hoje não tem chamamento, não tem licitação e está sendo tudo emergencial, e isso é emergencial, porque as instituições precisam quitar as suas obrigações e os salários dos seus funcionários, porque está a maioria passando fome”, finalizou Iomar.
O Portal Muliplix entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo pedindo um posicionamento sobre o repasse da subvenção à Afape, mas não houve resposta até o momento.