Córrego do Relógio, em Friburgo, passa por intervenção emergencial e obra principal 'acontecerá em outro momento'
Prefeitura iniciou obra de contenção com muro de gabião na última semana

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, comunicou, no fim da tarde da última segunda-feira, 5, que iniciou os trabalhos de contenção com a construção de um muro de gabião na Rua Teresópolis, no bairro Vila Amélia. A intervenção é emergencial, voltada à estabilização da via e está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.
O local enfrenta problemas desde a tragédia de 2011, com alguns acidentes e ocorrências estruturais.
O último caso aconteceu na noite de 19 de abril, quando uma parte da rua cedeu e um carro caiu dentro do córrego. A área já estava interditada.
Carro caiu no Córrego do Relógio em abril, após parte da rua ceder | Foto: Reprodução/Rede social
Sobre as obras, o governo municipal afirmou que uma mais completa será realizada no local, "no entanto, devido ao alto custo envolvido, a execução da obra principal acontecerá em outro momento".
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Após dois jovens caírem no Córrego do Relógio, em Nova Friburgo, prefeitura promete licitação para obras ainda este ano Deck de madeira da Vila Amélia, em Friburgo, é interditado após pedestre sofrer acidente
Segundo a prefeitura, o projeto de revitalização do Córrego do Relógio foi concluído no ano passado:
Ele prevê a cobertura do córrego, a construção de uma nova calçada e a instalação de guarda-corpos, com foco na segurança e acessibilidade dos pedestres.
O Executivo friburguense informou ainda que o plano foi incluído em um pacote de intervenções estruturais que será encaminhado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, "com o objetivo de viabilizar os recursos necessários":
Porém, em setembro do ano passado, quando dois jovens caíram no córrego, a Prefeitura de Nova Friburgo chegou a confirmar que uma licitação ocorreria ainda em 2024 e que a Secretaria Municipal de Obras estava conduzindo os trâmites administrativos internos para dar prosseguimento.
Agora, segundo o município, o certame para obra está previsto para ser realizado pela Secretaria de Estado das Cidades, em conjunto com outras ações de infraestrutura planejadas para a cidade.
O Portal Multiplix entrou em contato com a pasta estadual e foi informado, em nota, na tarde dessa terça-feira, 6, que "a Prefeitura de Nova Friburgo manifestou interesse em submeter o projeto à nossa análise. Contudo, até o momento, o referido projeto ainda não foi apresentado oficialmente".
A secretaria também explicou os trâmites necessários para receber o projeto:
O projeto será submetido à avaliação do Programa Governo Presente nas Cidades. Caso seja aprovado, será recebido pela secretaria, que realizará uma análise técnica detalhada. Se necessário, a pasta promoverá o aperfeiçoamento do plano de trabalho, preparando-o para o certame licitatório. Somente após essa etapa é que a execução da obra será iniciada.
À reportagem, o município informou que a atual intervenção "teve início na semana passada e não tem prazo para ser concluída".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!