MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

No Dia Mundial da Amizade, conheça os benefícios de ter um bom amigo

Três amigos teresopolitanos, André, Gilberto e William, contam os segredos para uma relação de longa data; psicóloga fala sobre a importância da amizade para a saúde

Por Isadora Jaron
14/02/20 - 11:18
No Dia Mundial da Amizade, conheça os benefícios de ter um bom amigo Estudos mostram que manter uma amizade é importante para a saúde mental | Foto: Banco de Imagem

Alguns dizem que ter amigos é tudo, que é poder contar com alguém a qualquer hora e em qualquer situação, um irmão que não é de sangue. O fato é que a amizade tem um papel importante em todas as fases da vida, inclusive para o nosso desenvolvimento psíquico e social.

“A socialização é a base do desenvolvimento humano. A partir dela nós desenvolvemos os processos cognitivos superiores, como a linguagem. Por meio da formação de vínculos de amizade, a criança é apresentada ao mundo e é estimulada a desenvolver as habilidades necessárias para interagir com ele”, destaca a psicóloga Nicolle Sampaio.

Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, três amigos mantêm a amizade há mais de 25 anos. Dois deles se conheceram na escola e mais tarde o trabalho uniu André Félix, Gilberto Oliveira e William Moura.

“Nossa amizade é de longa data. Gilberto eu conheci na escola, estudamos juntos. Isso tem mais de 30 anos. Depois nos reencontramos na época que trabalhávamos numa rádio. O William era amigo em comum do Gil e formamos nosso grupo. Tenho eles como irmãos”, explica André Félix.

André, Gilberto e William são amigos há mais de 20 anosAndré, Gilberto e William são amigos há mais de 20 anos | Foto: Arquivo pessoal

A vida acabou levando cada amigo para um canto, mas eles nunca deixaram de se falar e com a tecnologia o contato ficou ainda melhor. André foi morar em Guarapari, no Espírito Santo, William abriu sua empresa em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Gilberto ficou trabalhando em Teresópolis. Entretanto, agora estão todos juntos novamente, como conta Gilberto.

“André e William são o verdadeiro significado da amizade para mim. William morou em Cabo Frio e André em Guarapari, mas mesmo assim nós nos falávamos sempre e todo ano nos encontrávamos na véspera de Natal, e também quando tínhamos a oportunidade. Agora estamos juntos de novo”, explica Gilberto Oliveira.

Mas qual será o segredo da amizade longa? O que faz desses amigos e tantos outros espalhados pelo mundo manterem uma amizade durante anos?

“O companheirismo, a sinceridade, a união de um sempre ajudar o outro. André e Gilberto significam acreditar sempre nas pessoas, confiar como irmãos de sangue”, finaliza William Moura.

Amigos há anos, André, Gilberto e William contam que o segredo para uma amizade longa está no companheirismo e na uniãoAmigos há anos, André, Gilberto e William contam que o segredo para uma amizade longa está no companheirismo e na união | Foto: Arquivo pessoal

Amigos fazem bem à saúde

De acordo com um estudo feito em 2019 por especialistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, após revisão de 148 estudos, foi constatado que as amizades verdadeiras e sólidas têm 50% mais oportunidades de continuarem vivas. Além disso, os especialistas disseram que a falta de amigos pode ser comparada a diversos problemas provocados pelo abuso de álcool e o consumo de pelos menos 15 cigarros por dia, assim como a obesidade.

“A amizade é um grande fator de proteção contra problemas emocionais e físicos. Ela é fonte de prazer, de apoio, de compartilhamento e de sentimento de pertença. Ter e estar com os amigos estimula em nosso organismo a produção de diversas substâncias químicas que combatem o estresse e a ansiedade, como o hormônio ocitocina, prevenindo assim diversos problemas de saúde, como a depressão, o alcoolismo e doenças cardiovasculares”, ressalta a psicóloga Nicolle.

Outro estudo, da American Cancer Society, mostra que o isolamento social aumenta o risco de morte prematura por qualquer causa. A psicóloga destaca que a amizade é fundamental em todas as épocas da vida.

“Na adolescência, os amigos são a principal fonte de referência comportamental, participando ativamente na construção da nossa própria identidade, de nossas ideias e valores. Na terceira idade, fase da vida em que grande parte das pessoas se afasta das atividades de trabalho, há uma tendência à diminuição do contato social e até mesmo ao isolamento. Dessa forma, manter um grupo de amigos é fundamental para manter uma boa saúde mental, já que essa relação é importante para que nos sintamos amparados e apoiados e tenhamos momentos de prazer”, finaliza a psicóloga.

Então, fica a dica: fazer amizades, sejam longevas ou não, e valorizar os amigos é sempre bom para a saúde.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.