MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Rodovia RJ-116 ganha placas para alertar motoristas sobre animais silvestres

Condutores devem ficar atentos com a diversidade de animais que podem atravessar a pista

Por Sara Schuabb
07/12/18 - 12:10
Rodovia RJ-116 ganha placas para alertar motoristas sobre animais silvestres  Placas foram colocadas ao logo da rota que liga Nova Friburgo a Itaboraí e Macuco | Foto: Divulgação /Rota 116

Quem sobe ou desce pela rodovia RJ-116, que liga Nova Friburgo a Itaboraí e Macuco, já deve ter percebido as novas placas que chamam atenção para evitar o atropelamento de animais silvestres da Mata Atlântica. A ação é uma iniciativa da concessionária Rota 116, que administra a estrada.

A empresa também está realizando estudo sobre os locais com mais incidências de atropelamentos desses animais, para definir um plano de ação de proteção eficaz.

Para o geógrafo Uderson Ribeiro, as vítima de atropelamento mais comum nessa região são os animais de pequeno e de médio porte como os mamíferos capivaras, tatus, gambás, micos e macacos-prego, além de répteis, como téus e cobras.

Uderson chama atenção para a importância de outras medidas que precisam ser adotadas para preservação dessa fauna. “Além da sinalização que salta aos olhos, é preciso construir passagens subterrâneas e aéreas, além da construção de pequenas cercas onde há registros históricos de passagens de animais”, diz.

Enquanto isso não acontece, atenção redobrada na via pela segurança de animais e motoristas.

ERRATA: A versão anterior dessa reportagem continha uma informação equivocada sobre a instalação das placas. Ao contrário do que havia sido publicado anteriormente, a colocação das mesmas é uma iniciativa da concessionária que administra a rodovia. A informação foi corrigida.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.