MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Prolagos e Inea são notificados pelo MPF por indícios de poluição no Rio Una, que deságua em Búzios

Rio apresenta mudança na coloração da água, mau cheiro e espuma

Por Mateus Marinho
27/01/22 - 13:58
Prolagos e Inea são notificados pelo MPF por indícios de poluição no Rio Una, que deságua em Búzios O Rio Una tem grande importância agropecuária para algumas cidades da Região dos Lagos | Foto: Divulgação/Movimento SOS Una

Ambientalistas e a comunidade estão preocupados com os recursos ambientais em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. E essa preocupação tem um motivo: a saúde do Rio Una. O rio, que nasce em Araruama e deságua na praia da Rasa, no limite entre Cabo Frio e Búzios, tem apresentado mudanças no corpo hídrico, e isso tem chamado a atenção de ambientalistas e autoridades. (Veja o vídeo abaixo).

As alterações vão desde mudança na coloração da água, mau cheiro, até a presença de espuma na foz, que se espalha pela praia. Ambientalistas do Movimento SOS Una receberam denúncias de moradores do bairro Rasa sobre essas alterações, que não são naturais.

Com os relatos e as fotos do rio em mãos, os ambientalistas decidiram investigar a fundo a origem do problema. Ficou constatado que a poluição vinha durante toda a extensão do Rio Una, passando inclusive pela intercessão de dois canais que desaguam no Una, como o Córrego da Malhada e o Flexeiras.

Ambientalistas e comunidade se reúnem às margens do Rio UnaAmbientalistas e comunidade se reúnem às margens do Rio Una | Foto: Divulgação/Movimento SOS Una

O Ministério Público Federal foi acionado, e notificou a Prolagos, concessionária de água e esgoto da Região dos Lagos, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A notificação, cobrando que os órgãos citados se manifestem sobre possível poluição no Rio Una, foi emitida no dia 18 de janeiro.

A promotoria do MPF pede que os órgãos se manifestem, em até 20 dias, a respeito dessa situação, e que seja apresentado o histórico do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Esperança, em Cabo Frio.

Atualmente, de acordo com um levantamento, o Rio Una já recebe cerca de 150 litros por segundo de resíduos da Estação de Tratamento de Esgoto de Jardim Esperança, causando danos importantes para a população e para o mar.

“É importante considerar ainda que a Praia Rasa fica situada em mar aberto, porém protegida pelo Cabo Búzios, sem tanta circulação de correntes e com pouca profundidade. Observamos que é um risco a falta de estudos sobre as correntes marinhas no projeto. Salientamos que o Rio Una é a única alternativa de Búzios para captação de água potável no futuro e a vegetação de restinga das suas margens, na área da Marinha, é considerada umas das 800 áreas prioritárias para Conservação da Biodiversidade no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente”, diz o manifesto divulgado pelo Movimento SOS Una.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, por meio de nota, que foi oficiado pelo Ministério Público Federal a respeito da denúncia de esgoto, em Búzios. O órgão ambiental estadual já realizou uma vistoria no local e fará uma coleta para análise da qualidade do corpo hídrico.

O Inea não informou quando será feita essa coleta para análises.

A Prolagos respondeu que até o momento não foi notificada.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.