MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto Vieiras Buzianas oferece curso gratuito de aquicultura sustentável em Búzios

Objetivo é dar capacitação e fortalecer a economia local com o cultivo de vieiras

Por Virgínia Carvalho
27/03/24 - 08:50
Projeto Vieiras Buzianas oferece curso gratuito de aquicultura sustentável em Búzios As vagas para o projeto são limitadas e as inscrições estão disponíveis até o início de abril | Foto: Divulgação/Projeto Vieiras Buzianas

O Projeto Vieiras Buzianas, liderado pela Colônia dos Pescadores Z-23/RJ e apoiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, está oferendo capacitação e oportunidades econômicas à comunidade de pescadores por meio de um curso gratuito de aquicultura sustentável.

Dominique Souza da Silva, presidente da colônia, afirma que para participar basta ter interesse no assunto. O desejo de aprender sobre técnicas do cultivo de vieiras, moluscos valorizados na gastronomia, é essencial. Não é necessário ter experiência prévia no ramo:

O curso é voltado para pescadores, caiçaras, quilombolas, comunidades tradicionais e público em geral, que desejam ampliar seus conhecimentos e oportunidades de trabalho.

Além disso, também serão oferecidas aulas de gestão de recursos hídricos e comercialização dos produtos.

A expectativa do Projeto Vieiras Buzianas é fortalecer a economia local, além de fornecer conhecimento técnico sobre aquicultura:

o promover o cultivo sustentável de vieiras, o projeto não só proporciona uma alternativa de renda, mas também preserva as tradições e culturas locais, fortalecendo a identidade das comunidades pesqueiras.

Ainda de acordo com Dominique, são esperadas até 50 pessoas no curso, “o objetivo é garantir uma turma de tamanho adequado para oferecer uma experiência de aprendizado eficaz e personalizada”.

As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas neste link até o início de abril.

Também é possível fazer a inscrição presencialmente na Colônia dos Pescadores Z-23/RJ. O endereço é rua das Pedras, 1.240 - Loteamento Triângulo de Búzios.

O curso será realizado presencialmente, e o calendário das aulas será enviado para todos os inscritos após o período de inscrição.

Sobre a aquicultura

A aquicultura é o cultivo de organismos aquáticos, entre eles, peixes, moluscos, plantas e crustáceos.

A atividade pode ser realizada em água doce ou salgada, que precisa estar sempre em condições controladas para que a produção seja feita corretamente.

Já uma aquicultura sustentável pode ser definida como uma produção lucrativa, mas sempre mantendo a interação harmônica com os ecossistemas e as comunidades locais.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.