MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pescadores na Região dos Lagos comemoram fartura de peixes após defeso na Lagoa de Araruama

Mais três toneladas de camarão foram capturadas só nos primeiros três dias depois da liberação da pesca

Por Vinícius Pereira
10/11/21 - 09:15
Pescadores na Região dos Lagos comemoram fartura de peixes após defeso na Lagoa de Araruama Pescador mostra parte dos 210 kg de camarão do primeiro dia de pesca após fim do defeso | Foto: Pablo Santos

Os pescadores das cidades de Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, estão comemorando os resultados do período de defeso total da Lagoa de Araruama.

A pesca estava proibida há três meses na laguna para garantir a reprodução das espécies.

Mesmo com o tempo instável na região, os dias têm sido produtivos para aqueles que conhecem a natureza como ninguém, entendem das marés e da lua, buscando na lagoa o sustento para suas famílias.

De acordo com Lucimar Domard, secretária-adjunta de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, em apenas quatro dias, foram capturadas 3.800 toneladas de camarão cinza na cidade, por meio do arrasto e trolha na lagoa.

É uma quantidade muito boa. Esse número é referente às marcas de barragens no perímetro de Cabo Frio. A lagoa vem se recuperando muito bem.

A expectativa dos pescadores é que a nova safra seja uma das melhores da década.

Pablo Santos contou ao Portal Multiplix que ele e seu grupo conseguiu pescar 210 kg do camarão só no primeiro dia de liberação. No dia seguinte, foram capturados 180 kg.

Pescadores capturam grande quantidade de camarão na Lagoa de AraruamaPescadores capturam grande quantidade de camarão na Lagoa de Araruama | Foto: Pablo Santos

Avançando pelas margens da lagoa, entre São Pedro da Aldeia e Araruama, os trabalhadores conseguiram capturar três toneladas de peixes já no primeiro dia de liberação.

Rafael Rodrigues, que trabalha há 15 anos na lagoa, voltou animado para pesca no pós-defeso:

Pescamos mais de 300 kg e acreditamos que essa safra seja muito positiva.

Tanto otimismo está relacionado à última temporada de pesca, antes do início do defeso. Neste ano, os pescadores celebram os recordes de pescado com a melhor safra de carapeba e perumbeba, desde 2009. Nos meses de fevereiro, março, abril e maio foram pescados mais de 100 toneladas de peixes por mês.

Os peixes da lagoa não abastecem apenas peixarias e supermercados da região, mas também de outras cidades do estado. O cumprimento do defeso trouxe de volta uma grande variedade de espécies como o camarão e o carapicu, além do aumento na quantidade de tainha. O surgimento da graçainha, que não é comum na lagoa, também foi observado pelos pescadores.

Olha só que peixão!

Pescador captura perumbeba de 22 kg na Região dos LagosPescador captura perumbeba de 22 kg na Região dos Lagos | Foto: Fábio Carvalho

A Lagoa está para peixe sim! O pescador Fábio Carvalho, conseguiu capturar na última quinta-feira, 4, uma perumbeba de impressionantes 22 kg. A pesca aconteceu entre as praias do Gavião e do Barbudo, em Araruama.

A foto do Fábio com o peixão acabou viralizando nas redes sociais e chamou a atenção de muita gente que não sabia da presença da espécie na lagoa.

Essa não é conversa de pescador (risos).

O peixe é considerado um dos maiores já vistos no ecossistema da Região dos Lagos.

“Perumbeba é um peixe comum da Lagoa. Não é comum este tamanho, mas, como acontece no mar, as vezes se consegue pegar um peixe desse em águas mais profundas da Lagoa”, explicou a secretária-adjunta de Pesca e Aquicultura, Lucimar Domard.

O pescador e presidente da Colônia de Pescadores de Iguaba Grande, Cícero Wanderley Neto, também comemora a fartura. Há trinta anos na cidade, ele diz que nunca havia pescado tamanha quantidade dessa espécie.

“A perumbeba é um peixe misterioso, mas, pela primeira vez, ele somou essa quantidade em nossa lagoa. Isso ocorreu pelo fato da água estar bem mais limpa”, comemora Cícero.

E por falar em melhor qualidade da água, até cavalos-marinhos voltaram a ser vistos novamente na Lagoa de Araruama.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.