MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio e Arraial do Cabo divulgam balanço do período de defeso na Lagoa de Araruama

No próximo ano, restrição para pesca de camarão terá data diferente do restante do pescado

Por Vinícius Pereira
04/11/22 - 14:52
Cabo Frio e Arraial do Cabo divulgam balanço do período de defeso na Lagoa de Araruama A pesca já está liberada na Lagoa de Araruama | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

As prefeituras de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lados do Rio, divulgaram o balanço durante o Defeso da Lagoa de Araruama. O objetivo da proibição é restabelecer o estoque pesqueiro natural, evitando que a captura do pescado esteja acima da capacidade de reposição.

O período teve início em 1º de agosto e terminou na última segunda-feira, dia 31 de outubro. Estavam proibidas as atividades pesqueiras profissionais ou amadoras em toda a extensão da lagoa.

Balanço em Cabo Frio

Durante as fiscalizações em Cabo Frio, o Grupamento Marítimo apreendeu uma rede de cerco de 1.000 m, uma rede de troia de 80 m e duas redes de marca de barragem de 8 m.

Mais de 50 kg de pescado foram doados para a população local. Nenhum pescador foi flagrado pescando irregularmente.

No município, a norma valeu para as praias do Siqueira, das Palmeiras, Canal do Itajuru, entre outros pontos.

Balanço em Arraial do Cabo

De acordo com o balanço divulgado pela prefeitura de Arraial do Cabo, não houve apreensão irregular de pescado no período.

Ao todo, 11 redes de espera foram retiradas de forma preventiva durante as operações da Secretaria do Ambiente.

Já a Prefeitura de Araruama ainda não divulgou o balanço do defeso na cidade.

Alteração no defeso do camarão

Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, em 19 de agosto, através da portaria SAP/Mapa nº 1.217, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alterou o período do defeso do camarão.

A partir de 2023, o defeso do crustáceo passa a ser separado, valendo entre os dias 1º de abril e 30 de junho.

Neste ano, a pesca de camarão já foi liberada. De acordo com a Colônia de Pesca de Cabo Frio, foram retiradas cerca de 10 toneladas em dois meses.

“Não tivemos muitos problemas com a fiscalização em Cabo Frio. Na nossa área, a pesca mais forte é a do camarão. Tínhamos mais contratempos com pessoas pegando o crustáceo de forma irregular”, explicou Lucimar Domard, secretária-adjunta de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio

A responsabilidade de fiscalizar o cumprimento das normas é da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e Guarda Marítima e Ambiental, que é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.