MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lagoa de Araruama entra em período de defeso e pesca fica proibida até o fim de outubro

Objetivo é combater a ação predatória e preservar as espécies do local

Por Juan Rodriguez
02/08/21 - 11:14
Lagoa de Araruama entra em período de defeso e pesca fica proibida até o fim de outubro Pesca profissional ou amadora na Lagoa de Araruama está proibida e sujeita à penalidades | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Lagoa de Araruama, considerada a maior laguna hipersalina do mundo, entrou em período de defeso neste domingo, 1º, e a pesca no local fica proibida até o dia 31 de outubro. Ela estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

No sábado, 31, representantes do Consórcio Lagos São João e autoridades dos municípios que margeiam a Lagoa de Araruama realizaram a cerimônia de abertura do defeso. Durante esse período, toda atividade de pesca de qualquer modalidade, profissional ou amadora, será considerada ilegal, sujeita à multa, apreensão de material e até prisão. O objetivo é combater a ação predatória e preservar as espécies.

"No defeso, as guardas das cidades que margeiam a Lagoa se unem e realizam diversas ações, como retirada de estacas do fundo da lagoa, apreensão de material de pesca, como redes com malhas pequenas e rede de arrasto, entre outras. O patrulhamento será constante durante o dia e à noite todos os dias”, explicou a secretária de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Aglaia Olegário.

O encontro também contou com a presença de membros dos grupamentos ambientais, da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), da colônia de pescadores, das secretarias de Meio Ambiente de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, além de autoridades do Comitê da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama e Saquarema e dos Rios São João e Una.

De acordo com a Prefeitura de Iguaba Grande, os pescadores cadastrados no registro geral da pesca receberão o auxílio defeso durante três meses, amparados pela Lei Federal n° 10.779. A população pode tirar dúvidas ou fazer denúncias através do telefone 153.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.