'Monumento Natural Josefa Braga de Almeida': nova área de preservação ambiental é criada em Búzios
Nome indicado para a unidade de conservação no bairro de João Fernandes visa homenagear antiga moradora local
Em meio a uma vasta vegetação, Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, se destaca não apenas pelas praias, mas também pela diversidade de fauna e flora. Pensando nisso, uma nova área de preservação ambiental foi criada na cidade, essa no bairro de João Fernandes.
O projeto foi criado pelo prefeito do município, Alexandre Martins, por meio do Decreto N° 2.364, que estabeleceu, no fim do ano passado, a criação da Unidade de Conservação ‘Monumento Natural Josefa Braga de Almeida’.
De acordo com a administração municipal, esta Unidade de Conservação de Proteção Integral abrange uma área de 275.949,15 m², visando a preservação de sítios naturais raros e de grande beleza.
Dentre os objetivos da criação do Monumento Natural Josefa Braga de Almeida, destacam-se a preservação da beleza e funcionalidade ecológica, a realização de pesquisas científicas, o estímulo ao turismo sustentável e a promoção de ações educacionais ambientais.
Unidade de Conservação de Proteção Integral abrange uma área de 275.949,15 m² | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
A gestão da Unidade ficará a cargo da Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanismo, com a possibilidade de colaboração com instituições ou entidades de interesse público. O decreto estabelece ainda a necessidade de um Plano de Manejo que regulamente a exploração do subsolo e espaço aéreo.
"Este importante passo reflete o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, promovendo a harmonia entre a comunidade local e o ecossistema da região”, disse a prefeitura em uma publicação na internet.
A prefeitura ainda informou que a delimitação detalhada pode ser consultada no Memorial Descritivo, anexo ao Decreto, que está disponível no portal do município.
Josefa Braga de Almeida
O nome indicado para a unidade de conservação visa homenagear uma antiga moradora local e importante figura na cidade, descendente de família tradicional de antigos pescadores e agricultores, filha de Rafael Almeida e Leauzina Braga de Almeida, figuras conhecidas em Búzios.
Segundo a prefeitura, a família de Josefa se sustentava através da pesca e do próprio plantio, onde a roça de Leauzina ficava localizada na área de João Fernandes. Aos poucos, Josefa e seus 11 irmãos se estabeleceram e formaram uma vila, até a década de 1950, os únicos moradores locais.
"A homenageada, sempre foi prestativa, fazendo obras sociais dentro da instituição religiosa. Quando a escola Oliveira Botas de Búzios entrou em greve, ela abriu as portas da sua própria casa, dando aulas para as crianças fazendo trabalho social para a comunidade buziana."
Como caiçara costumava fazer trilhas naquela região, aonde dali tirava seu próprio alimento e de sua família através da pesca, onde mariscava nas pedras secas, passando suas histórias para os filhos e netos, não deixando perder a cultura buziana.
Ainda de acordo com o município, quando jovem, frequentava muito a praia de João Fernandinho e Brava, fazendo suas caminhadas e trilhas se encantando com os atributos ambientais da sua cidade natal, a qual se orgulhava de pertencer e fazer parte da história.
A sua história mostra os motivos que fizeram com que Josefa Braga Almeida fosse homenageada nesta que é uma importante unidade de conservação, o Monumento Natural (Mona).
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.