MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

LIRAa aponta baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Cabo Frio

Mosquito é responsável por transmitir doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela

Por Redação Multiplix
05/11/21 - 10:47
LIRAa aponta baixo risco de infestação do Aedes aegypti em Cabo Frio Agentes da Vigilância em Saúde Ambiental visitaram mais de 7 mil imóveis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, está com baixo índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Os dados são do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado no último mês.

Esse levantamento identificou baixo risco de infestação do mosquito responsável por doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia da Covid-19, o monitoramento voltou a ser realizado e o resultado foi divulgado nesta semana.

A medição do LIRAa identifica, por meio de estudos estatísticos e probabilidade, a possibilidade de proliferação do mosquito e, consequentemente, de uma epidemia. Ele também orienta sobre medidas de prevenção e combate ao vetor.

Ao todo, foram verificados 7.033 imóveis por toda a cidade, entre os dias 17 e 23 de outubro. Os dados apontaram focos do mosquito em 63 imóveis visitados, o que totaliza 0,9% do índice de infestação, valor considerado de baixo risco de acordo com as diretrizes adotadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, os índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias. Entre 1 a 3,9%, estão em situação de alerta. Se o índice de infestação estiver acima de 4%, há risco de surto de dengue. O objetivo do estudo é para direcionar as ações de controle do mosquito para as áreas mais críticas.

O calendário de medição do LIRAa é definido pelo governo do estado e prevê quatro ciclos, com intervalos regulares, mas que podem ser modificados em caso de necessidade da Secretaria Estadual de Saúde. Com o retorno das ações, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio aguarda a liberação do calendário até o fim do ano.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.