MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo lança campanha 'Meu ambiente, eu cuido!' com regras para quem frequenta as praias

Medidas visam preservar o meio ambiente e manter a boa convivência entre os banhistas

Por Vinícius Pereira
23/01/23 - 11:06
Arraial do Cabo lança campanha 'Meu ambiente, eu cuido' com regras para quem frequenta praias Praias de águas cristalinas em Arraial do Cabo | Foto: Ângelo Caravelos

Verão e férias são uma combinação perfeita. Muitos turistas gostam de pegar uma praia ou lagoa durante este período para relaxar.

Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, a prefeitura disponibilizou uma cartilha com diversas regras que devem ser respeitadas para manter a preservação do meio ambiente e a boa convivência entre os frequentadores.

O programa recebeu o nome de "Meu ambiente, eu cuido!"

O município é um dos mais procurados em todo o Brasil, um destino turístico que tem mais de 30 praias e lagoas catalogadas, além de áreas de proteção ambiental, como a Reserva Extrativista Marinha (Resexmar) e o Parque Estadual da Costa do Sol.

A cidade registrou, pelo segundo ano consecutivo, a maior ocupação hoteleira para o feriado de São Sebastião, entre as cidades do estado do Rio, com 99,50% dos leitos ocupados.

Veja algumas normas para aproveitar a praia com consciência e segurança.

É proibido acessar as Praias Brava e Graçainha com:

  • Acessórios para churrasco

  • Aparelhos ou instrumentos que promovam sons

  • Drones sem autorização

  • Barracas de acampamento colchonetes e similares

  • Produtos para comercializar

  • Recipiente de vidro

  • Frescobol, bola e pipa

As mesmas regras são válidas para as Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Forno, lagoas e Prainha, sendo que nesses locais é permitida a comercialização de produtos, seja pelos quiosques ou pelos ambulantes cadastrados.

Na Praia dos Anjos e na Praia Grande, é permitido jogar frescobol, futebol e altinha. Em todos os locais, a instrução é para que os banhistas não alimentem as aves e não deixem lixo espalhado na areia.

Já na Praia do Pontal, na entrada da cidade, o churrasco é permitido dentro das normas de segurança.

Ainda segundo a cartilha, quem desrespeitar as regras pode receber multa conforme a lei municipal vigente.

A iniciativa é da Secretaria do Ambiente e Saneamento em parceria com as secretarias de Turismo e Segurança Pública de Arraial do Cabo.

Confira a cartilha completa está no site da prefeitura, neste link.

Placas educativas foram espalhadas por vários pontos turísticos Placas educativas foram espalhadas por vários pontos turísticos | Foto: Marcelo Teixeira

Cuidados ao entrar na água

Neste mês, um homem de 30 anos ficou tetraplégico ao após sofrer um acidente ao mergulhar de cabeça na Ponta da Alcaíra. A vítima sofreu uma lesão grave na coluna ao bater com a cabeça no fundo da lagoa. Este não foi o primeiro caso registrado na cidade.

Saiba quais são os cuidados que devem ser tomados antes na água clicando aqui no link.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.