MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Além das suculentas: orquídeas são a nova aposta no cultivo de plantas. Veja como ter uma em casa

Orquídeas são resistentes e precisam de iluminação natural e adubação para desenvolver. Paisagista friburguense dá dicas e tira dúvidas sobre o cultivo

Por Isadora Jaron
05/08/20 - 11:16
Além das suculentas: orquídeas são a nova aposta no cultivo de plantas. Veja como ter uma em casa Orquídeas vêm despertando o interesse de quem quer cultivar plantas | Foto: Banco de Imagem

São mais de 3,5 mil espécies de orquídeas no Brasil. A planta, conhecida por ser delicada, desperta o interesse de admiradores e colecionadores, ou os chamados “orquidófilos”. Elas são resistentes, mas a falta de adubação, espaço, iluminação natural e água podem influenciar no seu desenvolvimento. Por isso, a maioria das pessoas acredita ser difícil cuidar de uma orquídea.

Entrevistamos o paisagista friburguense Leonardo Coutto, para tirarmos todas as dúvidas sobre o cultivo e cuidados com as orquídeas.

Segundo o profissional, as plantas disponíveis no mercado, em sua maioria, são orquídeas epífitas. Elas crescem utilizando o tronco das árvores, onde fixam as raízes. Através disso, é definido que, em seu habitat natural, ela só recebe água quando chove e não tem terra cobrindo as raízes.

“Eu costumo dizer que devemos tratar as orquídeas como suculentas e cactos. E o que devemos tirar dessa comparação é: cuidar sem frescuras ou muitos cuidadinhos. As raízes junto com as folhas absorvem umidade e nutrientes que precisam, logo são estruturas muito delicadas e que ao menor sinal de excesso d'água apodrecem. Hoje temos substratos excelentes, e podemos fazer misturas ótimas também que deixem as raízes aeradas, soltas, mas com um bom nível de umidade”, explicou.

Na dúvida se deve regar ou não a planta, Leonardo diz para usar o teste do "dedômetro", encostando as costas dos dedos no substrato e sentindo a umidade.

“Se ainda estiver úmido, adie a rega e vá monitorando até que seja necessário, e assim criar uma rotina de rega pra ela. Dependendo do lugar, pode variar a cada 3 dias ou até uma semana, dependendo do seu espaço, do clima. E sempre deixe a orquídea receber muita luz natural, ambientes sem sol, mas com abundância de iluminação natural”, frisou o paisagista.

Se você gosta de plantas, já deve ter ouvido falar que se a orquídea perder a flor, não nasce mais. Pois é, essa é mais uma lenda urbana.

“Algumas plantas morrem após a florada, são chamadas de monocárpicas. Crescem, florescem, frutificam e morrem como é o caso das agaves, palmeiras, as caryotas ou rabo-de-peixe. As orquídeas são plantas que florescem sistematicamente, são policárpicas, florescendo várias vezes ao longo da vida. Então isso de que ela nunca mais irá florescer, não procede. Ela tem o ciclo dela e logo irá florescer de novo. E se tudo correr bem, sempre mais flores virão com o amadurecer e desenvolver da planta”, destacou Leonardo.

Leonardo com uma espécie de orquídeaLeonardo com uma espécie de orquídea | Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Coutto

Sobre o melhor ambiente para cuidar das orquídeas, o paisagista explica que é relativo, já que algumas gostam de sol e outras nem tanto. Deve-se destacar que é preciso ficar de olho na umidade.

“Algumas orquídeas são tolerantes ao sol, como as de altitude, de áreas montanhosas e expostas. As de chão, de charques, são as orquídeas terrestres. Mas para quem tá começando e com as que temos disponíveis nos gardens, o ideal é não deixar exposta ao sol e sim em ambiente muito claro, perto de uma janela, numa estufa ou orquidário ou numa varanda. É primordial claridade alta para as orquídeas, tentando reproduzir o ambiente que elas vivem na natureza, sob a copa das árvores, onde, às vezes, até recebem um raio ou outro de sol, mas estão sempre protegidas e com muita luz indireta”, enalteceu.

Caso decidir ter uma orquídea em casa, Leonardo diz que pela acessibilidade e durabilidade, os vasos de plástico são universais. Mas se quiser um material mais natural, os de barro ou cerâmica são ideias, também pela estética.

“Para quem está começando no cultivo e precisa ainda aprender a observar e entender a planta o que indico é prestar atenção no substrato. Se é leve, se retém umidade e nutrientes e se facilita o desenvolvimento das raízes e a sustentação das plantas. Sempre é importante buscar a identificação correta da planta, entender suas necessidades de luz, água e nutrição”, disse.

Além disso, o paisagista ainda indica procurar um profissional para sanar qualquer dúvida que surgir em relação ao cultivo das orquídeas. Em Nova Friburgo, por exemplo, além do Leonardo, há na cidade a Sociedade Friburguense de Orquidofilia, onde Jorge Gastim é o especialista no assunto.

Nas redes sociais do Leonardo, ele dá dicas e orientações sobre diversas plantas, além das orquídeas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.