MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bióloga explica fenômeno das algas marinhas que tomaram conta da Praia do Forte, em Cabo Frio

Grande quantidade de algas chamou a atenção de moradores e turistas nesta semana

Por Rômullo Espíndola
01/02/24 - 14:02
Bióloga explica fenômeno das algas marinhas que tomaram conta da Praia do Forte, em Cabo Frio Algas vêm de dentro do mar com a força das ondas | Foto: Ângelo Caravelos

Após uma ressaca que atingiu a Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, uma grande quantidade de algas marinhas tomou conta do mar e da faixa de areia nessa quarta-feira, 31. O fenômeno chamou a atenção de moradores e turistas, que acreditaram ser algo relacionado à poluição.

A prefeitura da cidade, no entanto, divulgou um comunicado, por meio da secretaria de Meio Ambiente, para esclarecer que o ocorrido se trata de algo natural e acontece todos os anos. Em um vídeo, a bióloga Luísa Reith explica o porquê desse fenômeno na Praia do Forte:

Essas algas vêm de dentro do mar, com a força das ondas elas são desprendidas do fundo [do oceano] e acabam se acumulando aqui nas praias e na costa. Justamente por conta de fenômenos naturais como as tempestades que tivemos. Elas representam um grande acumulo de nutrientes.

Veja o vídeo completo abaixo:

Esses eventos duram entre dois e cinco dias, período em que as praias ficam lotadas de algas.

O turismo é afetado, uma vez que, expostas ao sol, as plantas entram em rápida decomposição, liberando um cheiro desagradável para a maioria dos banhistas.

De acordo com especialistas, as algas são de extrema importância para ecossistemas aquáticosDe acordo com especialistas, as algas são de extrema importância para ecossistemas aquáticos | Foto: Ângelo Caravelos

De acordo com especialistas, as algas são de extrema importância para ecossistemas aquáticos, porque são a base da cadeia alimentar, constituindo o fitoplâncton juntamente às cianobactérias. Além disso, elas fazem parte do ciclo do carbono e enxofre.

Segundo biólogos, apesar da necessidade de água, as algas podem ser encontradas nos mais variados ambientes, como nos oceanos, rios e lagos e até em troncos de árvores, onde se associam com outros seres para garantir a sua sobrevivência.

Expostas ao sol, as plantas entram em rápida decomposição, liberando um cheiro desagradável Expostas ao sol, as plantas entram em rápida decomposição, liberando um cheiro desagradável | Foto: Ângelo Caravelos

A importância das algas está ligada diretamente ao fato de elas serem responsáveis por também produzir o oxigênio. Além disso, algumas espécies capturam carbono, outras são fontes de proteínas e polissacarídeos para seres que vivem no ambiente aquático, ainda de acordo com os biólogos.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.