MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lagoa de Araruama ganha destaque em seminário sobre “Coleta em Tempo Seco”

Objetivo é debater modelos de tratamento de esgoto e buscar soluções e tecnologias eficazes para o saneamento

Por Vinícius Pereira
14/04/22 - 16:14
Lagoa de Araruama ganha destaque em seminário sobre “Coleta em Tempo Seco” A Lagoa de Araruama é considerada a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo | Foto: Vinícius Pereira

A Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, ganhou destaque no 1º Seminário de Saneamento e Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes Rio). O sistema adotado pela concessionária responsável pelo tratamento de esgoto tem sido essencial para a melhoria da qualidade ambiental do ecossistema local.

De acordo com os organizadores, o objetivo foi debater modelos de tratamento de esgoto e buscar soluções e tecnologias mais eficazes para o saneamento a curto prazo. O evento foi realizado nesta quarta, 13, e quinta-feira, 14, de forma presencial e online, sendo transmitido do auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.

Seminário abordou soluções e tecnologias para o saneamento a curto prazo Seminário abordou soluções e tecnologias para o saneamento a curto prazo | Foto: Divulgação/Prolagos

O diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, falou sobre como o tratamento de “Coleta em Tempo Seco” tem ajudado na melhoria gradativa da qualidade ambiental da lagoa que banha as cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama.

“O Tempo Seco foi a solução mais rápida e assertiva da sociedade para a recuperação da lagoa. Hoje, os pescadores comemoram recordes de pescado, cavalos-marinhos voltaram a habitar a laguna e na maior indústria da Região dos Lagos, o Turismo, empresários sentem os reflexos positivos dos recursos empregados pela concessionária”, pontou Pedro Freitas.

O Sistema de “Coleta em Tempo Seco” consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias da rede pluvial, evitando parcialmente, que o material seja despejado in natura no meio ambiente.

“Apresentamos projetos já existentes no Brasil, mostrando as perspectivas de quem opera, os desafios e o planejamento para os próximos anos. Nossa intenção é desmistificar o tema, trazendo esclarecimento para população e entendimento para os setores correlatos”, ressaltou o presidente da Abes, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández.

Esgoto era despejado na lagoa e no mar

Em 1998, quando a Prolagos assumiu os serviços de saneamento nas cidades da Região dos Lagos, todo o esgoto in natura era despejado na Lagoa de Araruama e nas praias. As águas já estavam em um avançado estado de degradação ambiental.

Buscando ajudar a recuperação da lagoa, a sociedade civil se organizou e solicitou mudanças no do contrato, propondo que as concessionárias antecipassem os investimentos e aderissem ao sistema de captação a tempo seco, dentro dos padrões ambientais.

De acordo com a concessionária, em 23 anos, o índice de atendimento em esgotamento sanitário saltou de 0 para 80,12% e todo esgoto coletado passou a ser tratado. Outros investimentos já estão programados para obras nas cidades ao entorno da lagoa.

“Iremos investir ainda mais de R$ 50 milhões, que serão destinados à implantação de 26 km de rede coletora, que receberá o esgoto que sai dos imóveis, atuando como uma blindagem da lagoa”, explicou o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas.

Arraial do Cabo e Cabo Frio estão no cronograma. Os bairros Praia do Siqueira, Recanto das Dunas, Vila do Sol, Jacaré (próximo ao Mercado de Peixe) e Porto do Carro serão contemplados no município cabo-friense.

Cavalos-marinhos são avistados na Lagoa de Araruama

Centenas de cavalos-marinhos foram avistados em novembro do ano passado nos municípios do entorno da lagoa. De acordo com especialistas, a espécie não era habitualmente vista no local.

Segundo um relatório pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a lagoa está com 85% das praias com águas próprias para o banho, este seria um dos fatores que contribuíram para o aparecimento dos animais.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.