MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Interdições para montagem de festas, obras e podas de árvore geram caos no trânsito de Friburgo

Prefeitura diz que trabalha para reduzir impactos; concessionária de ônibus, comércio e moradores também se posicionam

Por Natalia Amorim
18/10/22 - 17:53
Interdições para montagem de festas, obras e podas de árvore geram caos no trânsito de Friburgo Interdição na avenida Alberto Braune provoca congestionamentos no principal acesso ao Centro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Três interdições no trânsito das principais vias do centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, têm gerado muito tumulto entre motoristas e pedestres da cidade.

Em virtude da Festa da Cerveja, que acontece entre a próxima quinta, dia 20, e domingo, dia 23, além da Semana da Reforma Protestante, que será realizada entre os dias 24 e 31 da próxima semana, a avenida Alberto Braune (trecho da antiga rodoviária Leopoldina até a prefeitura) ficará fechada.

Estruturas começaram a ser montadas para as festas na cidadeEstruturas começaram a ser montadas para as festas na cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O trecho será reaberto somente no dia 1º de novembro. A rua Leuenroth está com o tráfego em mão dupla, assim como as ruas Gonçalves Dias e Lopes Trovão.

O motorista que pegar essas vias deve acessar a rua Augusto Severo para se dirigir ao bairro Cordoeira ou à avenida Alberto Braune.

Outra interdição teve início na manhã desta terça-feira, dia 18, em função do início das obras de drenagem e ampliação da rede de captação de águas pluviais do Centro da cidade, realizadas pelo governo do estado.

Obras na Augusto Cardoso também causam interdição em outras ruas da cidadeObras na Augusto Cardoso também causam interdição em outras ruas da cidade | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O trânsito está interditado em um trecho da rua Augusto Cardoso, entre a esquina com a rua José Eugênio Muller e a esquina com a avenida Comte Bittencourt.

Os dois pontos de táxi que funcionam entre as praças Getúlio Vargas e Demerval Barbosa Moreira foram provisoriamente transferidos para a Praça Demerval Barbosa Moreira, no trecho entre o Willisau Center e o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf).

Esses locais funcionam em mão dupla para que os taxistas tenham acesso facilitado às regiões sul e norte do município.

Ao mesmo tempo, a rua General Osório, no trecho compreendido entre os números 4 e 69, está interditada desde a última segunda, dia 17, e segue até esta quarta-feira, dia 19, para realização dos serviços de podas de árvore.

Trecho da General Osório também ficará interditado nesta quarta-feira Trecho da General Osório também ficará interditado nesta quarta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As mudanças têm provocado muitas reações dos moradores, que têm se posicionado através das publicações feitas nas redes sociais da prefeitura.

Em um dos comentários, uma moradora considera absurda a situação do trânsito:

Hoje vim trabalhar e não sabia que parte da Alberto Braune tava (sic) fechada. Precisei dar uma volta enorme para chegar até o Paissandu. Como se não bastasse estar fechada pras (sic) obras, está fechada para festa - visto que tem lugares com muito mais estrutura pra fazer a Festa da Cerveja.

Outra internauta também se posiciona nas redes sociais:

Já sabendo dessas obras, qual a lógica em fechar a Alberto Braune?

E acrescenta:

Parabéns aos que não pensaram no caos que tudo isso ia gerar.

Caos no trânsito gera indignação de motoristasCaos no trânsito gera indignação de motoristas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O comércio também tem sentido os impactos das mudanças no trânsito. Questionada pelo Portal Multiplix, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reiterou o posicionamento feito no último mês, quando as medidas foram anunciadas pelo Poder Executivo.

Na ocasião, o presidente da entidade, Bráulio Rezende, afirmou que o bloqueio da avenida Alberto Braune, por duas semanas, prejudicaria o movimento das lojas e causaria problemas no tráfego e acrescentou que não houve consulta prévia ao comércio.

A Secretaria de Turismo planejou tudo sem avisar nossas entidades, que mantêm canal de diálogo sempre aberto com o governo, em prol de Nova Friburgo. Queremos deixar claro que não nos posicionamos contra a Festa da Cerveja nem contra qualquer evento, desde que não altere demais a rotina da cidade.

A reportagem também entrou em contato com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e aguarda um posicionamento.

Diante também das reclamações pela demora da chegada dos ônibus, a Nova Faol, concessionária responsável pelo transporte público na cidade, diz que permanece atuando com os 101 veículos de dias úteis, mas que enfrenta um trânsito caótico, o que inviabiliza a realização de viagens programadas dentro do previsto.

Ontem tivemos atrasos em todas as linhas e a não realização de várias viagens devido a este trânsito. Isso, inclusive, afeta diretamente a receita da empresa que deixando de produzir viagens, de transportar e arrecadar. Tudo isso tem sido informado a Smomu e à prefeitura.

A empresa acrescenta que tem feito o monitoramento para dar uma frequência que impacte menos na rotina dos usuários.

A prefeitura, por sua vez, também se posicionou a respeito das alterações feitas no trânsito da cidade, reconhece os transtornos causados e diz o que tem feito para minimizar os impactos.

Confira a resposta na íntegra

"A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), entende que as mudanças têm afetado a melhor fluidez do trânsito. Para minimizar esses impactos, o município instalou a devida sinalização nos pontos onde há alterações, de modo a facilitar o entendimento dos motoristas.

De qualquer forma, a Smomu está colocando nas ruas todos os 20 agentes de trânsito da pasta. Eles se dividem nos principais pontos da cidade, inclusive bairros e distritos, para poder atender a todas as demandas.

No entanto, os trechos onde há interdições estão recebendo atenção especial da Smomu, que está disponibilizando a presença de agentes de trânsito, sobretudo nos horários de pico, para orientar os motoristas e minimizar os transtornos causados ao trânsito."

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.