MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registrou média de dois acidentes por dia em fevereiro; casos continuam

Prefeitura destacou as principais causas desse elevado número de ocorrências no município

Por Kessia Coutinho
08/03/24 - 11:27
Nova Friburgo registrou média de dois acidentes por dia em fevereiro; casos continuam Nova Friburgo registrou quase 60 acidentes no mês de fevereiro | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em fevereiro, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, enfrentou um aumento alarmante no número de acidentes de trânsito em relação ao mês anterior.

Dados recentes do Corpo de Bombeiros indicam que foram registrados praticamente dois casos por dia nas vias da cidade serrana.

Em apenas 29 dias, ocorreram 57 acidentes de trânsito em Nova Friburgo no mês passado, sendo 19 deles na RJ-116, que corta o município.

No mês anterior, até o dia 30 de janeiro, haviam sido contabilizados 40 acidentes entre os dias 1º a 30 de janeiro.

Capotamentos, batidas e atropelamentos são algumas das ocorrências mais frequentes na cidade.

Os casos avançam também nos primeiros dias deste mês. Entre 1º de fevereiro e 8 de março, diversos casos foram flagrados e divulgados nas redes sociais. Veja no vídeo abaixo:

Essas imagens reforçam a necessidade de ações imediatas por parte das autoridades competentes.

Luciene de Paula é instrutora de autoescola e fala sobre os principais desafios que enfrenta no dia a dia nas ruas de Friburgo:

A falta de respeito dos condutores experientes em relação aos alunos é um dos principais problemas. Não respeitam a distância de segurança e não têm paciência quando, em alguma situação, o aluno deixa o veículo 'morrer'. A frequência de acidentes deixa os alunos com medo do trânsito, bloqueando o aprendizado.

Luciene reforça que algumas medidas são necessárias para que todos tenham mais segurança no trânsito:

Educação no trânsito é a principal medida. As técnicas de direção defensiva precisam ser aplicadas por todos os condutores, sem exceção. Basta um segundo para um acidente acontecer. Responder uma mensagem ou atender uma ligação, sair de casa atrasado, não dar a devida atenção à manutenção do seu veículo são condições que geram acidentes. Praticamente 90% dos acidentes podem ser evitados.

Hellyson Campos é taxista e também detalha as diversas dificuldades encontradas no trânsito:

Como taxista em Nova Friburgo, tenho enfrentado desafios com o aumento dos acidentes de trânsito na cidade. Tenho percebido mudanças nos padrões de tráfego e comportamentos dos motoristas, como excesso de velocidade e desrespeito às regras de trânsito, que contribuem para esses acidentes frequentes.

Para ele, ações práticas poderiam mudar esse cenário caótico nas vias:

Para melhorar a segurança nas ruas e reduzir o número de acidentes, seria importante investir em educação no trânsito, melhorar a sinalização e aumentar a fiscalização. Acredito que a fiscalização e aplicação das leis de trânsito são fundamentais para a redução de acidentes na cidade, mas ainda há espaço para melhorias nesse sentido. Além disso, medidas como a implantação de redutores de velocidade e campanhas de conscientização poderiam ser eficazes.

A prefeitura havia informado, por meio de nota, em fevereiro, que tem trabalhado para mudar essa realidade:

São regularmente promovidas campanhas de conscientização e orientação a condutores e pedestres, por meio das redes sociais da prefeitura e da Smomu [Secretária de Ordem e Mobilidade Urbana]. Além disso, uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração da Segurança - Proeis, está promovendo blitz em dias e locais aleatórios, de modo a coibir diversas irregularidades no trânsito.

A reportagem entrou em contato novamente com a prefeitura na última quinta-feira, 7 de março, para saber o que a Smomu tem de fato feito ou planeja fazer diante de tantos casos. Por meio de nota, o Executivo informou, mais uma vez, que são promovidas regularmente campanhas e blitz para coibir as irregularidades no trânsito.

Por fim, o município destacou que é necessária a colaboração da população para mudar essa realidade no trânsito da cidade:

É importante destacar que o poder público precisa da conscientização e colaboração da população para que a cidade tenha uma redução efetiva no número de acidentes de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes de imprudência, imperícia e desatenção.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.