MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

CDL e Sincomércio criticam interdição de Alberto Braune para realização de eventos por 15 dias

Trecho de uma das principais avenidas de Friburgo será fechado no mês que vem, de acordo com as entidades do comércio

Por Redação Multiplix
27/09/22 - 17:41 | Atualizada em 28/09/22 - 16:24
CDL e Sincomércio criticam interdição de Alberto Braune para realização de eventos por 15 dias Parte da Alberto Braune será interditada, segundo a CDL | Fotos: Reprodução/Portal Multiplix

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, criticaram o anúncio da interdição de um trecho da Avenida Alberto Braune, prevista para o próximo mês.

De acordo com as entidades do comércio, a prefeitura informou que vai realizar dois eventos em um trecho da principal avenida do centro da cidade.

Entre os dias 20 e 23 de outubro, acontece a Festa da Cerveja. Já entre os dias 24 a 31 de outubro, será realizada a Semana da Reforma Protestante.

O anúncio causou surpresa e para o presidente da CDL e do Sincomércio, Bráulio Rezende, o bloqueio de parte da avenida por duas semanas, prejudicará o movimento das lojas e vai causar problemas no tráfego:

A interdição da principal artéria do Centro, no trecho que vai da rua Comandante Ribeiro de Barros à rua Duque de Caxias, por tanto tempo, também deverá causar tumulto no trânsito.

Bráulio informou que não houve consulta prévia ao comércio, que será diretamente afetado pela medida:

A Secretaria de Turismo planejou tudo sem avisar nossas entidades, que mantêm canal de diálogo sempre aberto com o governo, em prol de Nova Friburgo. Queremos deixar claro que não nos posicionamos contra a Festa da Cerveja nem contra qualquer evento, desde que não altere demais a rotina da cidade.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, declarou que o governo municipal deveria discutir a adoção de um local permanente para eventos, considerando a capacidade de atender a público e espaço para veículos.

Assim como Bráulio, ele se queixou de que as entidades do comércio não foram ouvidas para definir a interdição da avenida Alberto Braune. Júlio Cordeiro prevê “transtornos impactantes de acesso, com dimensões incalculáveis” com a medida:

No comércio, corremos risco de esvaziamento pela falta de disposição do cidadão para circular. No transporte coletivo, milhares de passageiros demorarão muito mais para chegar no seu destino.

A prefeitura informou, por meio de nota, que antes da tomada da decisão, foi realizado um estudo de logística, junto à Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, que apontou a viabilidade do Centro abrigar a festa e apresentou o mapa de vias alternativas a serem utilizadas. Foi considerado ainda o fato de que este ponto tornaria a festa mais democrática, com acesso mais facilitado para população em geral.

O governo municipal destaca que a avenida já é palco do Carnaval, o maior evento do município, e que no período, a via fica fechada integralmente e os acessos alternativos atendem às demandas do trânsito local. O fechamento da rua não significa o fechamento do comércio no entorno. A secretaria acredita que as atividades comerciais poderão se valer da temática do evento e do fluxo de pessoas para aumentar seu número de vendas.

"A Secretaria de Turismo oficiou a todos os comerciantes da região sobre a realização do evento na avenida, bem como apontou os pontos de interdição, vias alternativas e outros detalhes pertinentes, inclusive no corpo do oficio fala-se dos horários de carga e desgarga que estarão disponíveis para abastecer o comércio da área. A pasta também solicitou, por diversas vezes, uma reunião com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e Sincomércio, Bráulio Rezende, para dialogar sobre esta questão. Como os pedidos não foram atendidos, a Secretaria então encaminhou ofício com todas essas informações às entidades. Ademais, embora a gestão preze pela cooperação e parcerias, a decisão final compete ao governo", acrescentou a prefeitura.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.