MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Blitz e Pixote são anunciados como algumas das atrações da Festa da Cerveja de Nova Friburgo

Vitor Kley e Munhoz e Mariano também estarão presentes. Divulgação foi feita nas redes sociais do prefeito Johnny Maycon

Por Franklin Vogas
19/09/22 - 13:01 | Atualizada em 20/09/22 - 09:31
Blitz e Pixote são anunciados como algumas das atrações da Festa da Cerveja de Nova Friburgo Cartaz com as principais atrações foi divulgado pelo prefeito de Friburgo | Reprodução: Divulgação/Redes Sociais

Quem tem mais de 40 anos nunca vai esquecer os áureos tempos das festas da cerveja em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nas décadas de 1980 e 1990. A boa notícia é que já está confirmado o retorno de mais uma edição do evento neste ano.

A Festa da Cerveja de 2022 será realizada no mês que vem, entre quinta-feira, 20, e domingo, dia 23.

O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Johnny Maycon (Republicanos), no ínicio deste mês. Agora, o prefeito também deu um 'spoiler' nas redes sociais sobre as atrações da festa:

Blitz, Pixote, Vitor Kley e Munhoz e Mariano irão animar o palco principal. Também serão realizadas apresentações dos tradicionais grupos de danças folclóricas alemãs, com muita gastronomia da região, concursos, entre eles, o de Rainha da Festa - clique aqui para ver o regulamento e se inscrever.

Johnny aproveitou a postagem para fazer o convite:

Esperamos vocês nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro. Anote na agenda e guarde a data deste grande evento, com muita música, gastronomia e tradição.

Nas edições anteriores, a maior parte das festas era realizada na Via Expressa, e em datas diferentes, como em maio - mês de aniversário da cidade, além de outubro e novembro. Desta vez, o governo municipal vai fazer a festa na Avenida Alberto Braune, na altura da sede da prefeitura.

"Na extensão da festa, será instalado o tablado cultural, com atividades em parceria com o Centro Cultural Teuto Friburguense. Teremos ainda a tradicional Beer Garden, a rua da cerveja, um espaço para as cervejas artesanais da cidade. O palco principal receberá grandes shows, com artistas de renome nacional e internacional, e abrirá espaço para talentos da nossa cidade e região", informou a prefeitura.

Questionado, o município também ainda não informou se haverá uma marca de cerveja patrocinadora, assim como em outras edições passadas.

Na internet, o prefeito disse que a festa é uma forma a prestigiar a forte imigração alemã, que, junto com os suíços, deram origem a cidade no século XIX.

Muita gente comemorou o anúncio dos shows no Instagram:

"Uauuuuu. A cidade vai ficar cheia de turistas e todos ganham", disse uma internauta.

Já outra postagem dizia: "Muito ansiosa já...que venha outubro".

Festa da Cerveja estará de volta no mês que vem em FriburgoFesta da Cerveja estará de volta no mês que vem em Friburgo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A história da cerveja em Friburgo

Com a chegada dos imigrantes alemães ao Brasil, em 1824, primeiramente em Nova Friburgo, o país ganhou suas primeiras fábricas de cerveja.

Em 1842, surgem as primeiras cervejarias no Brasil e na cidade serrana, em 1861, o alemão Pedro Gehart solicitou à Câmara Municipal uma licença para abertura de uma fábrica de cerveja, segundo registros transcritos dos livros de atas da Câmara.

Segundo historiadores, Albano Beauclair foi o primeiro cervejeiro, fabricando a cerveja 'Friburgo Brau', em 1893. Entre outras cervejas pioneiras produzidas por aqui estão a 'Cerveja Suspiro', fabricada até os anos 40.

Atualmente, Nova Friburgo e outras cidades da região - como Duas Barras e Cantagalo - formam um Polo Cervejeiro Artesanal. Segundo os últimos dados, pelo menos 32 marcas fazem parte desse polo. São, ao todo, 15 fábricas, todas registradas no Ministério da Agricultura.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.