MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Fazenda São Clemente, em Cantagalo, preserva história e arquitetura do séc. XIX

A casa-palacete foi residência de barão de Nova Friburgo

Por Redação Multiplix
11/01/19 - 12:35
Fazenda São Clemente, em Cantagalo, preserva história e arquitetura do séc. XIX Fazenda São Clemente, no Distrito de Boa Sorte, em Cantagalo, faz parte do circuito histórico-turístico de destino rural da região | Foto: Divulgação/Fazenda São Clemente

Estabelecida durante o ciclo do café, no século XIX, a Fazenda São Clemente está localizada em Boa Sorte, 5º distrito do município de Cantagalo, e faz parte do circuito histórico-turístico de destino rural da região. O casarão foi propriedade do segundo barão e primeiro visconde de Nova Friburgo, Bernardo Clemente Pinto Sobrinho.

Com arquitetura eclética de elementos neoclássicos e cores originais, a casa-palacete da Fazenda São Clemente foi, ao longo do século XX, sendo descaracterizada, porém, chegou ao século XXI apresentando sua melhor versão. A fazenda também dispõe de cocheira, laboratório, queijaria, metalúrgica e o mobiliário é pertencente à sede histórica.

A São Clemente possui um jardim arquitetado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou e também possui um pomar-parque chamado São Uriel, localizado próximo à sede, possuindo uma área de aproximadamente 96.000m2, com mais de 20 espécies de árvores frutíferas, além de diversas plantas medicinais e ornamentais. O pomar também é considerado o maior protetor da palmeira Maria Rosa (Syagrus macrocarpa), no Brasil, espécie endêmica da Mata Atlântica, ameaçada de extinção.

No séc. XIX, a fazenda cultivava café. Suas lavouras eram classificadas pelas espécies Maragogipe, Cabo Verde, Mocca e Java, e serviam cinco terreiros empedrados, com engenho, composto por dois pavimentos e porão, abrigando maquinismos diversos. Também dispunha de moinho, ceva para porcos, cocheira, curral para bois, um cemitério localizado a quatrocentos metros da sede da fazenda e trinta e nove casas de colonos, distantes da sede.

A Fazenda São Clemente tornou-se uma das mais importantes propriedades cafeicultoras do município de Cantagalo, seguindo o movimento de expansão, o apogeu e a decadência da cafeicultura no Vale do Paraíba fluminense. Por ela, passaram personagens ilustres como o Imperador D. Pedro II, o Dr. Luiz Monteiro Caminhoá e o Barão Johann Jakob von Tschudi.

Boa Sorte

Situado no 5º Distrito de Cantagalo, Boa Sorte é um lugar com riqueza histórico-cultural dos tempos do ciclo do Café. Segundo historiadores, os aventureiros do bando de “Mão de Luva” não tinham lugar determinado para praticar a garimpagem de ouro na região e tinham que contar com a própria sorte. “Boa sorte”! Desejava Mão de Luva aos aventureiros quando saíam para garimpar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.