MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 100 atletas vão participar de cerimônia batismo de capoeira em Nova Friburgo

Evento acontece no próximo domingo e professor recebe segunda graduação de mestre

Por Redação Multiplix
02/12/22 - 09:24
Mais de 100 atletas vão participar de cerimônia batismo de capoeira em Nova Friburgo Mestre Canabrava vai fazer a troca de corda | Foto: Divulgação/Nativos da Serra

Centenas de capoeiristas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, aguardam o evento mais importante do ano: o batismo. É neste momento que eles recebem a primeira graduação ou fazem a troca de corda - o que identifica o grau do atleta nesta arte marcial brasileira.

No domingo, dia 4, mais de 100 capoeiristas vão receber a corda. O evento terá a participação de 300 pessoas aproximadamente, de acordo com os organizadores.

O batismo será celebrado pelo mestre Caroço, responsável pela Associação de Capoeira Nativos da Serra. O destaque para esse ano, segundo os organizadores, será para o professor Daniel Marinho Ernandes Machado, mestre Canabrava, que vai receber o cordão branco-amarelo.

Essa corda é considerada o segundo grau de mestre, pela Federação Desportiva de Capoeira do Estado do Rio Janeiro (FCDERJ), filiada à Confederação Brasileira de Pugilismo (CBP). Para alcançar este grau, é preciso muito treinamento.

De acordo com a Federação Desportiva de Capoeira do Estado do Rio Janeiro, o mestre de capoeira alcança mais um grau a cada dez anos de prática ininterrupta.

Mestre Canabrava é um dos fundadores da Nativos da Serra e afirma:

Eu sou aluno de mestre Caroço, desde 1992, e estou na prática há mais de 30 anos.

Ele informou que a Associação Capoeira Nativos da Serra é a primeira associação de capoeira de Nova Friburgo.

Somos três mestres na associação e temos algumas atividades na cidade, em alguns núcleos e com projetos ativos.

Mestre Canabrava, que também é chefe de cozinha, relembra a história da associação. "Mestre Caroço começou a lecionar na década de 80, com o mestre Batata de Niterói. E foi através da Associação de Capoeira Nativos da Serra que ele formou diversos monitores, instrutores e professores", disse.

Mestre Caroço, de acordo com Canabrava, formou apenas dois mestres: Canabrava, em 2011, e Coelho, em 2016.

O mestre Canabrava acrescentou ainda:

Tivemos vários atletas em várias competições que alcançaram o mais alto grau de destaque. Já tivemos campeões brasileiros, alunos da Nativos da Serra pela Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro.

No batismo de domingo também será graduada Letícia Rimes, Maria Bonita, como professora. A Associação de Capoeira Nativos da Serra está completando 21 anos em 2022.

A sede da associação friburguense é na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), sob comando de mestre Caroço. Os atletas da associação dão aulas em diversos pontos da cidade.

O evento, coordenado pelo mestre Caroço, vai começar às 10h, no Colégio Estadual Jamil El-Jaick, e contará com a presença de atletas de diversas partes do Brasil e do exterior.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.