MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jovens judocas de Nova Friburgo se destacam em competição estadual de judô

Alunos do Projeto Solução obtiveram 24 medalhas no torneio de iniciantes

Por Matheus Oliveira
02/05/19 - 17:44
Jovens judocas de Nova Friburgo se destacam em competição estadual de judô Jovens judocas do programa mostraram talento em competição disputada no Parque Olímpico | Foto: Divulgação

Usar o esporte como ferramenta de inclusão social e oferecer uma oportunidade de vida através de uma das modalidades mais tradicionais nas artes marciais. Assim pode ser definido o trabalho desenvolvido pelo Projeto Solução no Judô, idealizado pelo tenente-coronel da Polícia Militar, Carlos Hespanha, e que no último final de semana contou com 27 atletas participando da 1ª Etapa de Iniciantes de Judô, que aconteceu no Velódromo, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, os atletas do programa obtiveram 24 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e mais oito de bronze.

O torneio contou com mais de 700 participantes de todo o território estadual, inclusive atletas da serra fluminense. Esta competição é o principal evento infantil da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), que foi realizado pela primeira vez em uma arena olímpica. Representaram o projeto, atletas de Nova Friburgo e de Bonsucesso, região rural de Teresópolis. Em Nova Friburgo, além dos atletas da sede de Olaria, alunos do colégio Anchieta também representaram a instituição.

Foram campeões: Artur da Costa Valle (Sub 9) , Eduardo Carneiro de Azevedo (Sub 11), Guilherme Freze Nacre (Sub 9), Kauan de Oliveira Andrade (Sub 11), Lucas Odawara Bazzichi (Sub 11), Natália Machado Moura (Sub 9), Nathan Corrêa Medeiros (Sub 13) e Nicolas Diderot Fontenele Bean (Sub 15). Os professores Carlos Hespanha, Ademilson Junior e Augusto Neves Rosa comandaram a equipe.

O tenente-coronel Carlos Hespanha ressalta a satisfação ao poder oferecer uma chance aos jovens e ajudar a nivelar possíveis diferenças sociais.

“É um motivo de muita satisfação acompanhar esses resultados que eles estão obtendo. Fico ainda mais feliz por ver que consiguimos oferecer uma atividade para ocupar o tempo desses meninos, que poderiam estar na rua e envolvidos com atividades ilícitas. Mas com o projeto, podemos ver esses jovens, de famílias simples, competindo de igual para igual com atletas de classe alta e de grandes equipes. Assim, conseguimos nivelar um pouco possíveis diferenças sociais”, declara.

Segundo Hespanha, a Federação Carioca reservou o dia 7 de setembro para a 3ª Etapa de Iniciantes de Judô e que vai ocorrer no Nova Friburgo Country Club, na cidade serrana.

O Projeto Solução

O Projeto Solução existe desde outubro de 2006 e possui treinos de segunda a sábado, na praça de esportes da Via Expressa. De segunda a sexta, as aulas acontecem entre 17h40 até 20h. No sábado, os treinos acontecem de 10h às 12h. No total já passaram pelo programa cerca de 210 alunos. Podem participar do Solução crianças a partir de 6 anos.

O tenente-coronel Hespanha informa que os atletas irão disputar as próximas etapas do torneio de iniciantes e o Campeonato Carioca com três atletas nas categorias sub-15, sub-21 e sênior.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.