MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Conheça as propostas do candidato Luiz Ribeiro (PSDB) para Teresópolis

Portal Multiplix abordou oito temas relevantes para a cidade serrana

Por Bárbara Storck
06/11/20 - 10:39
Conheça as propostas do candidato Luiz Ribeiro (PSDB) para Teresópolis Luiz Ribeiro (PSDB) | Foto: Divulgação

Luiz Ribeiro tem 66 anos e nasceu em Teresópolis. É graduado em medicina, especializado em medicina do trabalho. Foi professor de cirurgia na FESO e médico da Beneficência Portuguesa de Teresópolis, tendo exercido as funções de diretor médico e diretor do ambulatório desse hospital.

Já foi vereador de Teresópolis, deputado estadual e deputado federal. Em 2018, perdeu a eleição para o atual prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.

Portal Multiplix: Quais são os principais projetos para as áreas citadas abaixo?

  • Economia:

Vou organizar redes de empreendimentos econômicos solidários. Apoiar a implantação de arranjos produtivos inovadores em bairros, promovendo a descentralização com a oferta de empregos localmente diversificada. Estimular a qualificação e a requalificação da população com vistas às novas ocupações profissionais. Contribuir para a criação e formalização de micro e pequenas empresas. Estimular a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nos mercados de trabalho. Buscar parcerias com instituições representativas do setor produtivo para apoiar as empresas na implantação de programas de gestão ambiental. Estudo de viabilidade para a criação de um mercado popular com venda de produtos locais. Aproveitamento de vazios urbanos municipais para oferecer espaço físico aos pequenos varejos/novos empreendedores (estimular o empreendedorismo).

  • Esporte:

É preciso aumentar a participação de crianças e adolescentes na prática esportiva através de programas e campeonatos municipais e regionais – além de disponibilizar quadras desportivas, áreas para esportes radicais, campos de futebol e ciclovias pela cidade. Vou buscar parcerias com as Confederações de Artes Marciais estadual e federal, para que o esporte esteja presente na rede pública municipal de ensino de Teresópolis, como por exemplo o projeto “Um tatame em cada escola”. Vou assegurar a ampla participação dos portadores de necessidades especiais e garantir equipamentos adequados. E não podemos esquecer dos moradores da terceira idade, inclusive diabéticos e pessoas com outras comorbidades, para eles vou criar programas municipais com aulas de ginástica, musculação e jogos, supervisionados por profissionais da área.

  • Assistência Social:

Em primeiro lugar é preciso fortalecer os conselhos, as conferências e os fóruns de assistência social como espaços de democratização e gestão compartilhada. Vou criar a Secretaria da Família para unificar as ações voltadas para as pessoas que se encontram em estado de fragilidade social - especialmente mulheres, crianças, idosos e moradores de rua. A população LGBTQIA+ vai poder contar com organismos que tratem da especificidade das suas demandas. Sobre o combate às drogas, vou criar o Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Reinserção Social e Atenção ao Usuário e instituir o Programa de Ressocialização de “moradores de rua”, através de um centro de atendimento e triagem para dependentes químicos, oferecendo apoio psicológico e terapêutico, com encaminhamentos para abrigos e centros de recuperação com o consentimento do dependente químico. O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS -precisa e vai ser reestruturado para aumentar a relação com as comunidades. Vou promover também o recadastramento do Programa Bolsa Família, visando ampliar o atendimento.

  • Educação:

É preciso informatizar a Secretaria Municipal de Educação. A tecnologia que humaniza precisa invadir as salas de aula e as rotinas administrativas da SME. Vou valorizar os professores e os demais profissionais da educação assegurando a formação continuada e a ascensão profissional. A rede municipal de educação precisa ser ampliada com a reabertura de escolas desativadas no interior do município e da cidade, evitando o desnecessário transporte de alunos. E como não podemos falar em educação sem falar em futuro, vou implementar o Programa Multidisciplinar que prepare os jovens e adultos para atender as necessidades do novo mercado de trabalho – a Reestruturação da EJA.

  • Meio Ambiente e Mobilidade Urbana:

Alguns dos projetos voltados para o meio ambiente são a Reforma e adaptação da Secretaria de Meio Ambiente no Sistema Nacional de Políticas de Meio Ambiente. Programa de capacitação e atualização técnica dos colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente. Criar e/ou incrementar os programas e ações ambientais, tais como: Educação Ambiental; Reposição de Ecossistemas com replantio de remanescentes da Mata Atlântica; Tratamento de Resíduos Sólidos; Recursos Hídricos; limpeza Industrial e Fiscalização e monitoramento ambiental. Utilizar o Cisom para a Gestão e Monitoramento das Áreas de Proteção Ambiental municipal, estadual e federal. Implementar uma estratégia de desenvolvimento integrado e sustentável, local e regional, que contemple uma política efetiva de saneamento ambiental, incentivos a construções sustentáveis, ao consumo racional de energias e ao uso de energias renováveis. Monitorar e tornar público o volume e a qualidade da água profunda retirada em Teresópolis. Elaborar plano de uso dos parques, delimitando áreas importantes para conservação, preservação, lazer e convívio. Utilizar o Cisom para o monitoramento de fauna e flora com implementação de políticas de reflorestamento nativo (Mata Atlântica).

  • Mobilidade urbana:

Garantir a mobilidade urbana através de uma reavaliação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com prioridade ao transporte coletivo, otimizando as linhas existentes e ampliando os horários, de modo a enfrentar, conjuntamente, as causas e os efeitos do desenvolvimento urbano no trânsito e no transporte urbano de passageiros e mercadorias. Elaborar um estudo de viabilidade econômica para instituir o bilhete único com o objetivo de diminuir o custo do transporte ao trabalhador. Garantir a acessibilidade com segurança e autonomia nos espaços públicos, nos mobiliários e nos equipamentos urbanos. Garantir os direitos dos portadores de necessidades especiais no acesso ao transporte público, vias públicas e demais dependências no âmbito do Município de Teresópolis. Mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas na cidade. Dedicação de espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e modos de transporte não motorizados. Revitalizar a Rodoviária de Teresópolis, criando um ambiente de excelência para os que utilizam o transporte intermunicipal. Implantação de linhas de ônibus GNV/híbridos em todo o 1º distrito.

  • Saúde:

Quero trazer a Secretaria de Saúde para o âmbito do Gabinete do Prefeito, garantindo assim um melhor aproveitamento de todos os recursos. Vou integrar toda a rede de saúde pública municipal ao implantar o Sistema Único de Saúde de Teresópolis – SUST. A UPA precisa retornar à sua função original, de ser a porta de entrada da emergência na saúde, otimizando o seu funcionamento. Vou criar o Hospital Municipal de Teresópolis, oito clínicas da família e o Hospital da Mulher e da Criança. Além disso, vou reconstruir o PAM da Barra e modernizar, equipar e reabrir os postos de saúde do município, revitalizando o Programa Médico de Família.

  • Turismo:

Teresópolis precisa ser reconhecida como principal destino turístico da Região Serrana. Vou valorizar o turismo cultural e histórico criando o Museu da Imperatriz Teresa Cristina e garantindo a proteção do Patrimônio Histórico Municipal. O patrimônio material e imaterial das culturas que contribuíram para a formação da identidade cultural da cidade será reconhecido com a restauração do “Quiosque das Lendas”. Inovar nos produtos e renovar os equipamentos turísticos de Teresópolis, tais como o Mirante da Colina, o pórtico de entrada do município, o Lago Lacy, as cachoeiras, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis, dentre outros. Criar ainda a Casa do Montanhista no Terminal do Soberbo, para divulgação das atividades de montanha, fazendo Teresópolis ser reconhecida como Capital Nacional do Montanhismo.

  • Cultura:

Democratizar e dar transparência aos processos decisórios, implantando o Sistema Municipal de Cultura. É preciso ampliar a oferta de atividades de formação cultural, incluindo novas linguagens que atendam às aspirações da juventude diante do intenso desenvolvimento tecnológico. Colocar em funcionamento o “Caminhão Palco da Cultura”, de forma itinerante no âmbito do município de Teresópolis, buscando valorizar os artistas locais, além de reativar o espaço da Casa de Cultura Adolfo Bloch, no Bairro de Fátima, com a criação de novos cursos e realização de eventos culturais.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.