MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jovens da equipe Tucanus representam Nova Friburgo no Festival Sesi de Robótica, em Brasília

Competidores dedicaram meses à construção de robôs e ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação

Por Redação Multiplix
15/03/23 - 16:40
Jovens da equipe Tucanus representam Nova Friburgo no Festival Sesi de Robótica, em Brasília Equipe constrói robôs e desenvolve projetos sociais | Foto: Divulgação/Sesi Firjan

A jovem equipe Tucanus, composta por 12 alunos da Firjan Senai/Sesi Nova Friburgo, está representando o município na maior competição de robótica educacional do Brasil, desde a manhã desta quarta-feira, dia 15.

Este ano, o 5º Festival Sesi de Robótica acontece na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, até sábado, dia 18.

Mais de 2 mil estudantes de escolas da rede Sesi e Senai, públicas e privadas, das 27 unidades da federação, estão reunidos no evento gratuito e aberto ao público.

Os competidores de Friburgo, com idades entre nove e 19 anos, desembarcaram em Brasília depois de meses dedicados à programação e construção de robôs e também ao desenvolvimento de projetos sociais e de inovação para apresentar e competir com as suas criações.

O diretor executivo da Firjan Senai Sesi, Alexandre dos Reis, acredita que mais do que uma competição, no ambiente da educação profissional, a robótica representa ainda soluções para o setor industrial:

Essa é a nova competência para o futuro das crianças e profissionais. Nossa atuação nessa área está dentro do que acreditamos sobre a importância da metodologia ‘Steam’, que é uma estratégia que, com certeza, fará enorme diferença no futuro desses profissionais, especialmente para aqueles que vão trabalhar na indústria. Por meio das soft skills, esses jovens são estimulados a pensar sobre suas responsabilidades, tarefas, gestão de projetos, espírito de equipe, a lidar com frustrações e com a competitividade.

A equipe friburguense está na modalidade FRC (First Robotics Competition), considerada a categoria mais complexa.

Através dela, alunos do Ensino Médio constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55 kg e 1,5 metro de altura, para também realizarem tarefas em uma arena.

Esse é também o primeiro ano em que o Brasil realiza uma etapa classificatória para o mundial, em Houston, nos Estados Unidos.

A competição é bastante consolidada no país, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como a General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos. Serão 520 estudantes, de 44 equipes (três equipes da Colômbia, nove de escolas públicas, três de escolas privadas e 29 de escolas Sesi e Senai).

Para muitos alunos, a paixão pela robótica surge através dessas competições. Esse é o caso do Nathan Viana, de 17 anos. Ele é aluno do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Firjan Senai Sesi, que se encantou por esse mundo na última etapa do FRC, no Rio de Janeiro:

Eu fiquei maravilhado com as criações e a euforia das equipes, por isso, assim que abriu o processo seletivo para a equipe, eu me inscrevi. E agora estou aqui pronto para viver toda essa experiência e adrenalina de uma competição.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.