MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cabo Frio e Arraial do Cabo promovem corridas de conscientização contra o câncer de mama

Atividades esportivas fazem parte da programação do Outubro Rosa nessas cidades

Por Déborah Carvalho
05/10/22 - 11:54
Cabo Frio e Arraial promovem corridas de conscientização contra o câncer de mama Em Arraial, interessados devem comparecer ao Estádio Hermes Barcelos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo

O mês de outubro chegou e com ele a campanha de luta contra o câncer de mama. Em alusão ao mês de prevenção e combate à doença, as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, vão promover corridas para dar visibilidade à importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, a Polícia Militar está organizando um 'Corridão' gratuito e aberto aos moradores da cidade. O evento promovido pelo 25º BPM vai acontecer na próxima sexta-feira, dia 7, na Praia do Forte, em frente à Praça das Águas, a partir das 8h.

Atividades de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama vão acontecer no mesmo local, às 8h30. Os participantes também vão contar com um projeto de dança, que será comandado por Aline Rangel, a partir das 9h.

‘Corridão’ é organizado pelo 25º BPM, em Cabo Frio‘Corridão’ é organizado pelo 25º BPM, em Cabo Frio | Foto: Carlos Henrique Ferreira

Arraial do Cabo

A corrida 'Outubro Rosa' terá largada na Orla da Praia Grande, no dia 16 de outubro, com um percurso de 4,5 km pela cidade.

As inscrições já estão abertas e para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede da Diretoria de Esportes, no Estádio Hermes Barcelos, das 8h às 17 horas, de segunda a sexta, e apresentar RG e CPF.

A corrida será unificada e todos maiores de 12 anos poderão participar. Os menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis.

A organização do evento solicita que os participantes doem 1 kg de alimento não perecível. Todo o material arrecadado será destinado à Casa de Atenção a Mulheres.

Em sua primeira edição promovida pela prefeitura, em parceria com as Amigas da Mama de Arraial do Cabo, as 150 primeiras pessoas que se inscreverem receberão medalha de participação no fim da corrida.

"Sabemos que a atividade física está ligada a uma das formas de prevenção, que aliada a outras formas de vida saudável reduz em até 50% as chances surgimento do câncer. Esse momento é muito importante, pois é quando juntamos forças para poder informar e conscientizar a sociedade em relação à doença", disse Carla Pereira, Superintendente da pasta Superintendência de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher.

Outras atividades

Pedalada toda terça

O 'Coletivo Pedala Arraial’ inicia o mês com o ‘Giro Rosa’. Todas às terças-feiras de outubro, o grupo de ciclista sairá às 6h30, da Praça do Guarany para um passeio.

O que é câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, se todas as mulheres acima de 50 anos realizassem a mamografia anualmente, os riscos de morte por câncer de mama reduziriam em até 25%.

Sinais do câncer de mama

Laço rosa é o símbolo deste mês de combate ao câncer de mamaLaço rosa é o símbolo deste mês de combate ao câncer de mama | Foto: Banco de imagem

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;

  • Alteração no bico do peito;

  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço;

  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja;

  • Aumento progressivo do tamanho das mamas.

Apesar de a doença atingir, principalmente, mulheres, os homens também podem ser acometidos por essa patologia. Os casos masculinos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama, ou seja, um caso diagnosticado para cada 100 casos em mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Estudos mostram que a média de idade dos homens que apresentam a doença varia de 50 a 70 anos.

Fatores de risco em homens

  • Histórico familiar de câncer de mama
  • Síndrome de Klinefelter
  • Ginecomastia
  • Obesidade
  • Doenças testiculares
  • Exposição à radiação ionizante

Características da doença em homens

  • Idade menor que nas mulheres
  • Homens negros

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.