Cláudio Castro (PL) lança aplicativo 193RJ e promete agilizar pedidos de socorro ao Corpo de Bombeiros
Ferramenta permite informar ocorrências em tempo real, com geolocalização e acompanhamento do atendimento direto pelo celular

Os moradores do estado do Rio de Janeiro agora contam com um novo recurso para acionar o Corpo de Bombeiros de forma rápida e eficiente.
O governador Cláudio Castro (PL) lançou, na última segunda-feira, 1º, o aplicativo 193RJ, disponível para celulares, que permite registrar ocorrências com precisão, utilizando a tecnologia de geolocalização e integração direta à central de atendimento da corporação.
Segundo o governo, o app agiliza a comunicação com os bombeiros e garante mais eficiência no atendimento.
O usuário pode informar o tipo de emergência, a localização exata e acompanhar o andamento do chamado diretamente na tela do celular, disse Castro.
Essa é mais uma grande entrega para beneficiar o cidadão fluminense, mostrando que o Corpo de Bombeiros está à frente do seu tempo. A ferramenta contribui para salvar vidas e reduzir o impacto de trotes, que chegam a 17 mil registros.
Aplicativo 193 foi lançado na última segunda-feira, 2, em cerimônia no Palácio Guanabara | Foto: Divulgação/Rogério Santana
Como funciona o aplicativo 193RJ
O 193RJ possui interface intuitiva e oferece opções rápidas para diferentes tipos de ocorrências, como:
Escapamento de gás
Acidente de trânsito
Incêndios
Tentativa de suicídio
Caso a situação não esteja listada, o cidadão pode optar por fazer uma ligação direta para o número 193.
O login é integrado à conta Gov.br, garantindo segurança e proteção dos dados.
O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Investimentos e tecnologia para salvar vidas
Durante o evento, realizado no Palácio Guanabara, o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, reforçou que o aplicativo faz parte de um pacote de investimentos em tecnologia e equipamentos para modernizar a corporação.
Com o aplicativo e os novos recursos, conseguimos mais agilidade e precisão no atendimento às ocorrências. Isso é fundamental para salvar vidas.
Segundo o governo, R$ 24 milhões foram destinados para aquisição de veículos, equipamentos de combate a incêndios e ferramentas de apoio às operações.
Entre os itens, destacam-se dois veículos do tipo ATT (Auto Transporte de Tropa), dois AEsp (Auto Especializado) para o Goesp (Grupo de Operações Especiais), dois AR (Auto Rápido) para incêndios florestais, além de kits completos de combate a incêndios e mochilas portáteis.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!