MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Brincadeira que virou coisa séria: jogador friburguense se destaca no mundo da sinuca

Felipe Santos pratica o esporte desde os 11 anos e ficou na quarta posição no Brasileiro da modalidade

Por Matheus Oliveira
18/10/21 - 09:48
Brincadeira que virou coisa séria: jogador friburguense se destaca no mundo da sinuca Felipe Santos coleciona títulos em sua carreira como jogador de sinuca | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em algum momento, você já jogou aquela “partidinha” de sinuca em reuniões com amigos, não é mesmo? Mas o que talvez você não saiba é que a modalidade é jogada como coisa séria e que um jogador de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vem se destacando no cenário nacional. Trata-se de Felipe Santos, formado em administração de empresas e que joga sinuca desde os 11 anos.

Em entrevista ao Portal Multiplix, Felipe revela que começou a praticar o esporte na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), tradicional clube da cidade.

Ele começou a ganhar destaque na modalidade logo em seus primeiros campeonatos, tendo sido campeão estadual da categoria mirim no primeiro ano. Deste momento em diante, o esporte virou paixão e o friburguense passou a competir regularmente.

“Fui tricampeão estadual na base, venci o Estadual de 2012 na categoria adulto e fui quarto lugar no Brasileiro em setembro deste ano. Além disso, já fiquei três vezes entre os 16 melhores do país em outras edições do Campeonato Brasileiro”, revela Felipe.

O jogador conta que ao contrário do Brasil, onde a sinuca é encarada mais como um hobby, na Europa, o esporte é tradicional e exige educação por parte dos atletas.

“Existem histórias engraçadas em relação ao jogo, acontece muito de jogar a bola em uma caçapa e a bola cair em outra. Normalmente, quando isso acontece, pedimos desculpa aos rivais”, diz.

Felipe destaca ainda que no esporte, apesar da disputa entre os jogadores, o ambiente da sinuca é de amizade e de concentração total.

“O ambiente da sinuca é de amizade, e por ser um esporte de concentração, os torneios são muito silenciosos. É muito diferente da imagem que a maioria das pessoas têm”, afirma.

O friburguense afirma que vem trabalhando para mudar a imagem que as pessoas têm em relação ao esporte e que busca recursos para disputar torneiros internacionais.

“Estou tentando conseguir recursos para participar do Pan-Americano que será no próximo mês, no Canadá, já tive outras oportunidades de participar de competições internacionais, mas nunca consegui recursos suficientes. Como qualquer esporte, a modalidade precisa de muita dedicação e treino”, afirma.

Regras da sinuca

A sinuca possui muitas histórias sobre seu surgimento e é reivindicada por vários países. Mas a versão mais aceita é a de que o esporte surgiu em 1875, na Grã-Bretanha.

No Brasil, a sinuca, na modalidade snooker, é disputada em mesas de 2,84m x 1,42m. O objetivo do jogo é encaçapar as bolas coloridas em um dos seis buracos da mesa, utilizando o taco.

São utilizadas sete bolas coloridas e uma branca. O jogador não pode tocar diretamente nas bolas coloridas. Para derrubar as bolas no buraco, os jogadores devem utilizar a bola branca.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.