MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Arraial do Cabo recebe competição de polo aquático marítimo a partir de sexta-feira

Quinta edição do evento ‘Polo no Mar’ vai reunir atletas nacionais e internacionais

Por Rômullo Espíndola
31/01/23 - 13:03
Arraial do Cabo recebe competição de polo aquático marítimo a partir de sexta-feira Torneio começa nesta sexta-feira, 3, com previsão de ocorrer até domingo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O mar da Prainha em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, vai virar um ‘estádio’ no fim de semana. A praia vai receber a quinta edição do evento ‘Polo no Mar’, competição de polo aquático marítimo.

O torneio começa nesta sexta-feira, dia 3, com previsão de ocorrer até o próximo domingo, dia 5. De acordo com os organizadores, a competição deve reunir atletas nacionais e internacionais.

Na sexta, o início dos jogos vai acontecer por volta das 14h. Já no sábado e domingo, as partidas irão começar pela manhã, às 9h. Segundo a prefeitura, o público poderá acompanhar os confrontos das areias.

A competição vai contar com a participação de atletas de renome. Estão confirmados ex-jogadores do Flamengo, Fluminense e Botafogo, além de atletas olímpicos.

“A nossa cidade está de braços abertos para este e os próximos eventos, que contribuem para a geração de emprego e renda para a nossa população”, afirmou Eduardo Garcia, subsecretário de Esporte e Lazer.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer.

Conquistando os 'sete mares'

O polo aquático de praia é uma modalidade ainda pouco conhecida, mas que vem chamando a atenção.

Ainda que seja parecido com o polo tradicional, o esporte marítimo tem um nível de dificuldade mais alto por ser jogado em águas abertas.

No polo aquático tradicional as partidas são disputadas em piscinas No polo aquático tradicional as partidas são disputadas em piscinas | Foto: Reprodução/Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Enquanto no polo tradicional as partidas são disputadas em piscinas com aproximadamente 20x30m, na praia, a área de jogo fica delimitada a um espaço menor, de 10x15m, sendo que a profundidade da água não pode ter menos que dois metros.

No polo tradicional as equipes são formadas por sete jogadores. Na praia, esse número cai para apenas quatro jogadores. Essas regras podem mudar de competição para competição.

História tão antiga quanto o oceano

O início do polo aquático nasceu na Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX, sendo que o primeiro jogo oficial aconteceu em 1876.

Embora não seja um esporte muito popular entre os brasileiros, a modalidade é disputada desde 1900 nas piscinas dos Jogos Olímpicos.

Trata-se de um esporte que tem muita semelhança com o handebol, só que praticado na água.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.