Prestes a encarar o Campo Grande, Friburguense vive drama na série B1 do Campeonato Carioca
A partida acontece neste sábado, 11, no Estádio Luso Brasileiro, às 15h
.jpg)
A temporada que começou com a torcida animada tomou um contorno mais amargo neste meio de campeonato para o Friburguense, já que em cinco partidas ganhou apenas uma.
A equipe, que terminou em quinto lugar no ano passado e ficou perto de disputar as semifinais da série B1, hoje vive uma situação bem diferente e está na última posição da tabela, com três pontos.
A missão do Friburguense é difícil, já que restam apenas seis rodadas, com quatro jogos fora de casa, como o deste final de semana, na Ilha do Governador, contra o único invicto da competição, o Campo Grande.
Porém, não se enganem, apesar da marca, o Galo da Zona Oeste também tem apenas uma vitória, os outros quatro resultados são empates.
Ao Portal Multiplix, o gerente de futebol do Frizão, José Siqueira, o Siqueirinha, falou sobre a atual situação da equipe e a preparação do time para o restante da competição:
É realmente um momento difícil, né?! Quando você tem cinco jogos e começa uma competição principalmente perdendo em casa, já não é legal. (...) A gente tem trabalhado muito não só dentro de campo, fora de campo é conversa, bastante mental, para que a gente continue firme na competição que o resultado vai vir.
Siqueirinha, no entanto, diz estar confiante para o restante da temporada:
Eu tenho convicção que a gente formou um bom time e que tem tudo para reverter essa situação aí. É em cima disso que a gente está trabalhando pro restante da competição.
Outro fator que contribui para o momento atual do time é a má fase dos atacantes. Em cinco jogos, a equipe marcou apenas uma vez, com Leo Reis, de pênalti, contra o Serrano, de Petrópolis, na única vitória do Tricolor da Serra, no dia 21 de setembro.
Os torcedores também lamentam o fato de que um dos artilheiros da competição, o atacante Victor Hugo, do rival deste final de semana, era do Friburguense, mas o clube não conseguiu segurar o jogador por conta da dificuldade financeira.
Sobre o setor ofensivo, Siqueirinha também se pronunciou:
(...) Essa posição ofensiva cada dia que passa, cada ano que a gente vem pra cá, ela vai ficando mais difícil. Está todo mundo buscando esse cara que faz o gol, todo mundo pagando melhor, esses homens da última linha que põe a bola pra dentro, realmente a gente tem dificuldade nesse lado financeiro.
Durante a competição, a torcida do Frizão tem feito uma série de campanhas para levar público ao Eduardo Guinle, como a distribuição de ingressos aos torcedores por certos estabelecimentos da cidade, algo que chamou atenção do mandatário tricolor, que declarou:
É fundamental agradecer aos empresários envolvidos, que têm comprado os ingressos, isso faz diferença. (...) O recado que a gente tem que dar à torcida é que confie, o resultado vai sair, os gols vão sair, a gente precisa desse apoio
Restam apenas seis jogos para o fim da Taça Corcovado, que é o primeiro turno da série B1. Ao final desta fase, os dois últimos serão rebaixados. Já o primeiro colocado será coroado campeão e passará pelas semifinais da terceira divisão do campeonato estadual, ao lado dos outros três melhores classificados.
As partidas da semifinal acontecerão da seguinte forma: 1º x 4º e 2º x 3º. Os dois finalistas garantem vaga na série A2, que é a segunda divisão, em 2026.
No momento, a tabela está da seguinte forma:
1° Bonsucesso
2° Gonçalense
3° Paduano
4° Serrano
5° Artsul
6° Carapebus
7° Duque de Caxias
8° Niteroiense
9° Campo Grande
10° São Cristóvão
11° Nova Cidade
12° Friburguense
Próximos jogos do Friburguense na Taça Corcovado
11/10, sábado – 15h – Campo Grande x Friburguense (fora)
18/10, sábado – 15h – Friburguense x Duque de Caxias (casa)
25/10, sábado – 15h – São Cristóvão x Friburguense (fora)
29/10, quarta-feira – 15h – Paduano x Friburguense (fora)
1/11, sábado – 15h – Friburguense x Niteroiense (casa)
8/11, sábado – 15h – Nova Cidade x Friburguense (fora)
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!