MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Eleitor deve ficar atento aos horários e regras para a votação

Primeiro turno será dia 15 de novembro e horário foi estendido em uma hora

Por Redação Multiplix
19/10/20 - 11:50
Eleitor deve ficar atento aos horários e regras para a votação Idosos tem preferência na hora de votar | Foto: Reprodução/José Cruz (Agência Brasil)

Em novembro, os eleitores vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Devido à pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais deste ano foram prorrogadas.

O primeiro turno está marcado para o dia 15 e o segundo turno, nos municípios necessários, ocorrerá no dia 29 de novembro.

Com a mudança do dia e algumas novas regras, os eleitores devem ficar atentos aos horários, locais de votação e aos documentos necessários para se identificarem no dia do pleito.

Em 2020, as eleições tiveram que ter o horário estendido em uma hora. A votação será das 7h às 17h, entretanto, o período das 7h às 10h será preferencial para os maiores de 60 anos.

O voto é obrigatório para todas aquelas pessoas que são alfabetizadas e tem entre 18 e 70 anos. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos o voto é facultativo.

Para quem tem dúvida onde votar, pode verificar por meio do aplicativo e-Título, desde que esteja cadastrado, ou então através do Disque-Eleitor.

Para votar não é preciso levar o título de eleitor. Um documento de identificação com foto também é admitido, como via digital do título (e-Título) do eleitor, apenas para quem já tenha feito a coleta dos dados biométricos; carteira de identidade; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não serão aceitas as certidões de nascimento ou de casamento.

Esse ano, com as eleições municipais, o primeiro voto será para vereador. Na urna, o eleitor deverá digitar os cinco dígitos que identificam o candidato. Após a confirmação, o próximo escolhido é o prefeito, com dois dígitos. A tecla “confirma” valida o voto.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.