Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp agora tem ferramenta de checagem de fatos para as eleições
Mais de 530 pessoas já se inscreveram para receber informações confiáveis do assistente virtual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está adicionando novos recursos para o seu canal oficial no WhatsApp para que eleitores possam identificar notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral.
O assistente virtual do TSE faz parte de uma parceria do WhatsApp com o Tribunal, feita de forma inédita em 2020 e renovada para este ano.
A novidade abre a possibilidade para que eleitores descubram se um conteúdo é falso pesquisando por termos diretamente na conta oficial do TSE.
Caso o conteúdo buscado pelo eleitor ainda não tenha nenhuma correspondência já verificada, a informação será encaminhada para o grupo de checadores de fatos e, em breve, o eleitor poderá se cadastrar para receber uma notificação quando esse conteúdo estiver disponível.
Mais de 530 pessoas já se inscreveram para receber as informações do assistente virtual. Entre os conteúdos mais acessados estão consulta de situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso da biometria, fato ou boato e solicitação da certidão de quitação eleitoral.
”Essa é mais uma novidade que implementamos para permitir que qualquer pessoa tenha condição de pesquisar de forma rápida e fácil se a informação que recebeu é verdade ou não. Antes de compartilhar, mande para o Bot do TSE e verifique. Enfrentar a desinformação é tarefa de todo mundo”, disse Giselly Siqueira, secretária de comunicação e multimídia do TSE.
Como funciona:
Basta enviar um “oi” para o número +55 61 9637-1078 no WhatsApp, clicar neste link ou apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo.
Aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo para acessar o serviço | Foto: Reprodução/TSE
No menu “Ver tópicos”, selecione a opção “Fato ou boato?” para consultar informações checadas.
Nesta opção é possível encontrar dicas para descobrir se uma informação sobre o processo eleitoral é verdadeira, consultar se um determinado conteúdo é fato ou boato, além de ficar por dentro das últimas notícias verificadas por checadores.
Ao selecionar “Fazer uma consulta”, basta enviar o assunto ou link relacionado ao processo eleitoral que você gostaria de pesquisar. A inteligência artificial do chatbot então fará uma busca e trará conteúdos já checados relacionados ao tema pesquisado.
Se a busca não retornar nenhum resultado, em breve será possível se cadastrar para receber uma mensagem assim que um conteúdo checado sobre aquele assunto estiver disponível.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.