MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lula afirma no 1º discurso como presidente eleito que 'combater a fome será compromisso número um'

Eleito para o terceiro mandato, ele afirma que vai criar Ministério dos Povos Originários. Autoridades felicitam pela vitória

Por Nai Frossard
31/10/22 - 16:35
Lula afirma em discurso que 'combater a fome será compromisso número um' Lula foi eleito com mais de 60 milhões de votos | Foto: Ricardo Stuckert

Depois de uma campanha histórica e polarizada, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o primeiro discurso em um hotel na região central da capital paulista e depois na Avenida Paulista, onde milhares de pessoas foram comemorar a reeleição do ex-presidente.

Logo após o resultado das eleições, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi a primeira autoridade a parabenizar o presidente eleito neste domingo, dia 30.

Tudo o que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também se pronunciou após a proclamação dos resultados. “Expresso reconhecimento do resultado das eleições no Brasil, de forma plena, absoluta e insuscetível de quaisquer questionamentos’, disse Rodrigo Pacheco.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, também se pronunciou após a apuração de 100% das urnas. Moraes defendeu o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.

Urnas eletrônicas são patrimônio nacional e espero que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas, as notícias criminosas contra as urnas eletrônicas, porque quem novamente atestou a credibilidade das urnas eletrônicas foi o povo brasileiro.

Eleitores foram para a Avenida Paulista comemorar a vitória do candidato do PTEleitores foram para a Avenida Paulista comemorar a vitória do candidato do PT | Foto: Ricardo Stuckert

Repercussão internacional

O presidente eleito recebeu mensagens de diversos líderes internacionais, de presidentes da Ucrânia à Rússia. Joe Biden, presidente dos EUA, escreveu em comunicado:

Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros.

Alberto Fernández, presidente da Argentina, comemorou:

Um novo tempo para a história da América Latina. Parabéns, Lula! Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos.

Já o presidente da França, Emmanuel Macron, publicou em sua conta do Twitter que a eleição dá início “a um novo capítulo da história do Brasil”. E fez um convite para o presidente eleito:

Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.

As felicitações vieram de muitos outros líderes, como Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, Pedro Sánchez, premiê da Espanha, Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, o chanceler alemão Olaf Scholz e os presidentes: Marcelo Rebelo de Souza (Portugal), Gabriel Boric (Chile), Miguel Diáz-Canel (Cuba), Pedro Castillo (Peru), Luis Lacalle Pou (Uruguai), Andrés Manuel López (México), Luís Arce (Bolívia), Volodymyr Zelensky (Ucrânia), Vladimir Putin (Rússia), entre outros.

Em seu discurso, Lula ressaltou a importância das relações internacionais e declarou:

Hoje nós estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta. Que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo.

Lula e seu vice, Geraldo AlckminLula e seu vice, Geraldo Alckmin | Foto: Ricardo Stuckert

Primeiro discurso

Pouco depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar a vitória de Lula, o presidente eleito prometeu a criação do Ministério dos Povos Originários em seu primeiro discurso como presidente eleito. Na semana passada, Lula disse que a nova pasta seria chefiada por um indígena.

“Os indígenas nunca mais serão tratados como cidadãos de segunda categoria. E nós vamos ter uma luta feia contra o preconceito, o racismo. O racismo é uma doença que nós precisamos extirpar do nosso país”, disse em seu discurso na Avenida Paulista

Lula afirmou que combater a fome será o “compromisso número um” de seu governo. Antes de ir para a Avenida Paulista, Lula concedeu entrevista aos jornalistas, e disse:

Nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez. Não podemos aceitar que milhões de pessoas nesse país não tenham o que comer. Este será, novamente, o compromisso número um do meu governo.

Presidente mais bem votado da história foi eleito para seu terceiro mandatoPresidente mais bem votado da história foi eleito para seu terceiro mandato | Foto: Ricardo Stuckert

Governo

Durante seu discurso, além da fome e do foco que dará aos povos originários, Lula falou de diversos assuntos que vai tratar durante o seu governo, como: emprego, saúde, educação, moradia, alimentação, liberdade religiosa, economia, violência contra as mulheres, segurança e meio ambiente, entre outros.

Além de pontos objetivos, de problemas que pretende enfrentar e buscar soluções, Lula usou palavras em seu discurso para expressar seus sentimentos como “paz, solidariedade e fraternidade”.

Lula afirmou ainda que irá “governar para 215 milhões de brasileiros”, a partir de sua posse como presidente:

A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existe dois 'brasis', um único país, um único povo, uma grande nação.

Campanha difícil

Lula afirmou também que essa foi uma das campanhas mais difíceis que ele participou porque não enfrentou apenas “um adversário, um candidato”, e explicou ao lado de apoiadores:

Enfrentamos a máquina do Estado brasileiro, colocada a serviço do candidato da situação para tentar evitar que ganhássemos as eleições. Quero dar os parabéns às pessoas que votaram em mim. Considero-me um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo. E estou aqui.

Lula e Janja, esposa do presidente eleitoLula e Janja, esposa do presidente eleito | Foto: Ricardo Stuckert

Recorde de votação

A votação histórica registrou recordes. Com 99,97% das urnas apuradas, Lula teve 50,90% dos votos válidos. O petista eleito pela terceira vez atingiu mais de 60 milhões de votos, número superior aos 58 milhões que teve em 2006. Com exatos 60.345.999 votos, Lula bate seu próprio recorde e é o presidente mais bem votado da história.

Jair Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente brasileiro a perder disputa à reeleição. A reeleição foi instituída no país em 1997, e desde então, todos os presidentes eleitos que tentaram a reeleição e conseguiram se reeleger.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) foram reeleitos para um segundo mandato.

Lula ressaltou que a vitória não foi dele nem do seu partido, o PT. E complementou:

Essa não é uma vitória minha nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais, das ideologias, para que a democracia saísse vencedora.

Até a publicação da reportagem, o presidente Jair Bolsonaro não havia se pronunciado.

Apenas um dos filhos, o senador Flavio Bolsonaro, se manifestou através de uma rede social, 18 horas depois da confirmação da derrota: “Obrigado a cada um que nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, rezou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bolsonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos desistir do nosso Brasil! Deus no comando!”, disse ele.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.