MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Educador e colunista do Portal Multiplix, Hamilton Werneck, lança novo livro

Em sua 28ª obra, “Desaprender, Reaprender e Desobedecer”, Hamilton Werneck oferece três propostas urgentes para mudanças no aprendizado

Por Sara Schuabb
19/02/19 - 12:15
Educador e colunista do Portal Multiplix, Hamilton Werneck, lança novo livro	“Desaprender, Reaprender e Desobedecer” é o 28ª livro de Werneck | Foto: Hamilton Werneck/Arquivo pessoal

O escritor, pedagogo, administrador, professor e colunista do Portal Multiplix, Hamilton Werneck, lançou seu último livro intitulado Desaprender, Reaprender e Desobedecer. Na obra, o autor trata de três propostas urgentes a serem adotadas para quem busca mudanças substanciais na vida: a primeira delas é a capacidade de desaprender para mudar, pois, de acordo com o escritor, o que faz parte de nosso corpo de conhecimento pode estar superado.

Em sua obra, ele explica que estamos em um momento da vida humana em que as mudanças são muito rápidas, por conta da tecnologia, e a maioria das pessoas não tem tempo de assimilar isso.

“Muitas vezes a escola não ensina aquilo o que a pessoa precisaria aprender, porque continua ensinando com um processo atrasado. Nós temos professores do séc. XX, currículos do séc. XIX e alunos do séc. XXI. Essa situação é muito ruim porque ela não se encaixa. Os programas de ensino estão atrasados. Então, temos, portanto, que reorganizar todos. É pouca coisa que podemos reaproveitar porque o mundo mudou muito.”, explica.

O escritor  aprofunda a ideia de que a realidade é que precisa comandar o processo de aprendizado e de ensinoO escritor aprofunda a ideia de que a realidade é que precisa comandar o processo de aprendizado e de ensino | Foto: João Luccas Oliveira

Segundo Hamilton, o mundo mudou muito nos últimos 200 anos e é preciso desenvolver metodologias novas: “um professor do séc. XX tem que ter tecnologias novas e precisa estar adaptado ao interesse e necessidades dos alunos de hoje. Quando um aluno não quer assistir a uma aula é bom que se pergunte se o que nós estamos ensinando serve para alguma coisa. O ensino tem que ser útil, tem que servir para alguma coisa. Não adianta ficar só em teorias que não servem para nada. É preciso ser diferente e conseguir desaprender coisas que antigamente funcionavam, mas que agora não fazem mais sentido. Mas é necessário, sempre saber discernir se o novo é útil, se serve para alguma coisa e se realmente é aplicável à realidade.”, diz.

O escritor ainda aprofunda a ideia de que a realidade é que precisa comandar o processo de aprendizado e de ensino. E quanto ao desobedecer, ele diz que não é apenas violar a ordem simples.

“É preciso respeitar suas crenças e valores na vida, e não obedecer a alguém que queira que você faça algo que vá contra suas crenças, sua axiologia. É para isso e com essa ideia que esse livro foi escrito.”, finaliza.

O livro foi lançado em janeiro e pode ser encontrado no site www.hamiltonwerneck.com.br, a R$ 20, sem o custo do frete.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.