Volta às aulas: parte das escolas retoma aulas presenciais na Região Serrana
Escolas estaduais e particulares já reforçam protocolos sanitários contra a Covid-19. Algumas unidades municipais também reabriram
.jpg)
Depois de ficar um longo período longe das salas de aula, chegou a hora dos alunos das redes estadual e particular retornarem ao ensino presencial nesta segunda-feira, 7, na Região Serrana do Rio. Em algumas cidades, a rede municipal também voltou a funcionar presencialmente.
Por outro lado, a incidência da Covid-19 ainda é bastante alta em todo o estado. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.969 casos e 26 óbitos pela doença.
Para esse retorno, foram determinados diversos protocolos nas escolas e diferentes orientações.
Rede estadual
Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), existem 82 escolas e 1.201 turmas nas cidades da Região Serrana do Rio que estão dentro da área de cobertura do Portal Multiplix.
Atualmente, 27.763 alunos estão matriculados na rede estadual para o ano letivo deste ano, porém, o processo para matrícula ainda está em andamento.
Essa é a primeira vez que as aulas retornam de forma presencial em todas as unidades do estado, desde o início da pandemia do coronavírus.
A Seeduc afirmou que vai continuar observando, seguindo os protocolos sanitários e as orientações definidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para preservar a saúde e a segurança dos alunos, servidores e funcionários.
Escolas particulares
O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/RJ), órgão que representa os estabelecimentos de ensino privado em 61 municípios do estado do Rio, informou que a grande maioria das escolas privadas da região tem previsão de início do ano letivo nesta segunda-feira, 7.
Informou que sempre orienta a seus associados quanto as normas legais para a volta às aulas, de modo normal e segura, cumprindo todas as diretrizes e protocolos sanitários vigentes determinados pelos órgãos competentes.
Além disso, o Sinepe reforça a importância das aulas presenciais para todos os alunos, em todos os níveis de ensino e também da imunização infantil e dos colaboradores.
Rede municipal
Em Nova Friburgo, as aulas na rede municipal, a princípio, serão retomadas na próxima segunda-feira, 14, no formato presencial.
De acordo com a secretaria de Educação, rede municipal atende mais de 18 mil alunos.
Medidas de segurança para o retorno seguro foram publicadas no Diário Oficial do município.
Em Cordeiro, as aulas voltaram de forma presencial e semipresencial nesta segunda-feira. Já as creches retornam de forma presencial no dia 7 de março.
A rede municipal tem aproximadamente 2.410 alunos e, de acordo com a prefeitura, todas as escolas foram higienizadas. Também houve disposição de pontos de uso de álcool em gel e o uso da máscara é obrigatório. Professores também receberam orientações sobre a prevenção do coronavírus.
A cidade de Duas Barras informou apenas que um decreto em relação à volta às aulas está sendo preparado e que em breve ele será divulgado.
Diferentes protocolos foram criados para conter a Covid-19 nas escolas | Foto: Banco de Imagem
Em Santa Maria Madalena, as aulas da rede municipal terão o retorno agendado para o dia 21 de fevereiro e as unidades escolares vão seguir diversas regras, como o controle com medição da temperatura, uso de máscara, higienização dos espaços da escola, distanciamento social e outras orientações, tanto para os pais quanto para os alunos.
A secretaria de Educação do município informou que está realizando a testagem dos professores e do pessoal de apoio das unidades escolares. Disse ainda que cidade tem 1.525 alunos, mas o processo de inscrição ainda está aberto.
Em Sumidouro, as aulas voltaram nesta segunda-feira, dia 7, de forma totalmente presencial. Atualmente, 2.049 alunos estão inscritos em todas as unidades municipais da cidade.
De acordo com o Executivo, todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas, de acordo com os protocolos, e que planejamentos foram realizados para o retorno presencial.
Em Teresópolis, 79 unidades escolares retornam às salas de aula no dia 8 de fevereiro. Os estudantes das 17 escolas municipais que funcionarão em tempo integral começam a estudar no próximo dia 14, segunda-feira.
A cidade tem cerca de 21.400 alunos do Pré-1 ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Os protocolos sanitários de biossegurança, como o uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool e o distanciamento estão sendo adotados na cidade.
As cidades de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Macuco, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes ainda não responderam aos questionamentos sobre o retorno das aulas presenciais.
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.