MENU

Portal Multiplix

Professora dá dicas para estudantes conquistarem uma boa nota no Enem

Exame vai ter provas físicas aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro

Por Matheus Oliveira
08/01/21 - 11:23
Professora dá dicas para estudantes conquistarem uma boa nota no Enem Provas físicas do Enem 2020 vão ocorrer nos dias 17 e 24 de janeiro | Foto: Banco de Imagem

O Exame Nacional do Ensino Médio de 2020, adiado em virtude da pandemia do novo coronavírus, se aproxima: as provas impressas estão previstas para serem aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e as digitais nos dias 31 deste mês e 7 de fevereiro. Para conquistar a desejada boa nota e a vaga em uma universidade, falamos com a professora Andréa Machado, que dá aulas em um curso preparatório de Nova Friburgo, para oferecer dicas aos estudantes da Região Serrana do Rio.

Mesmo com o tempo curto, Andréia destaca que ainda dá tempo para estudar e orienta os candidatos a refazerem provas anteriores do Enem.

“O Enem é um exame extremamente extenso, possuindo cento e oitenta questões divididas em quatro áreas do conhecimento. Em cada uma dessas áreas, há várias disciplinas. Nessa reta final, muitos alunos entram numa verdadeira corrida contra o tempo, para estudar mais e assim garantir o melhor desempenho na prova. Eu sugiro que comece a fazer as provas anteriores do exame. O Enem é uma prova diferente dos outros vestibulares pois exige que você tenha habilidades e competências específicas. Então, se você fizer as provas anteriores, você já vai estar mais acostumado com o estilo da prova”, afirma.

Um dica é que o candidato treine utilizando um cronômetro e gaste em torne de um minuto e meio para responder as mais fáceis e dispense três minutos para as mais complexas.

“Não vale a pena você perder muito tempo fazendo uma questão difícil, porque se você faz uma questão difícil e acertar, mas erra o mais fácil, o Enem vai entender com base na teoria da resposta ao item que você simplesmente chutou. Então, o meu conselho é que você faça as questões fáceis de todas as áreas do conhecimento”, destaca Andréa.

Outra questão que causa apreensão aos estudantes é a redação. Sobre este importante item da prova, a professora sugere que escrevam, pelo menos, três redações, antes do exame.

“Cabe destacar que o aluno deve ficar atento aos principais noticiários, ver o que a mídia impressa e falada tem informado acerca dos problemas sociais que é uma pegada que o Enem traz para a redação. Acredito ser válido assistir filmes que podem ajuda-los na hora de escrever sobre um determinado tema. Por exemplo, o 'Milagre da Cela Sete'. Esse é um filme que fala sobre pena de morte e bullying”.

Ainda sobre a tão esperada redação, ela enfatiza que o modelo do Enem pede um posicionamento aos participantes da prova.

“O Enem avalia se o candidato sabe identificar problemas da sociedade em que vive, se tem vontade de mudar essa realidade complexa, na qual ele faz parte e quais as habilidades ele tem para propor as mudanças. Essa é a lógica da redação do exame. Por isso, o candidato tem que estar muito preparado na hora de escrever o tema. Ele tem que ter, geralmente, um posicionamento e defender essa tese. E quando for necessário, apresentar uma proposta de intervenção”, diz.

Questões, redação, prova, tempo curto e todo o cenário pandêmico impulsiona inimigos da maioria dos candidatos: a ansiedade e o stress. Por fim, Andréa recomenda que os candidatos tirem algumas horas do dia para descansar, cuidar da saúde mental e ter um momento de lazer para fazer uma ótima prova e conquistar uma boa nota no exame.

Outras dicas importantes são:

  • Cuidado com o horário
  • Leve o material necessário
  • Se alimentar antes e levar lanche
  • Materiais eletrônicos são proibidos

Pandemia

Por causa da pandemia, é imprescindível o uso das máscaras durante todo o exame. A orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é para que o inscrito que estiver com Covid-19, ou outras doenças infectocontagiosas, não compareçam nos dias do Enem.

Caso não possam comparecer, é necessário solicitar a reaplicação, comunicando o estado de saúde na Página do Participante, antes do Enem, além de entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep, no telefone 0800-616161.

Exame

De acordo com informações do Inep, foram 6.783.357 inscrições confirmadas para o exame. Ainda segundo o Inep, a orientação é que o inscrito leve o cartão de confirmação no dia do exame.

As provas vão ser reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro para aquelas pessoas que tiverem algum problema, como o contágio pelo novo coronavírus.

Os resultados do Enem 2020 serão divulgados a partir do dia 29 de março.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.