MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MP pede que prefeitura de Friburgo crie contas específicas para recursos vinculados à Educação

Objetivo é garantir a correta destinação de repasses de verbas referentes a royalties, Fundeb e Salário-Educação

Por Natalia Amorim
09/08/22 - 15:48
Prefeitura de Friburgo pede reunião com MP sobre recomendação à Educação Prefeitura solicitou reunião ao MP para tratar de recomendação | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através do Grupo Temático Temporário de Educação (GTT-Educação/MPRJ), expediu uma recomendação para que a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana, abra contas bancárias específicas para o uso dos recursos públicos vinculados à Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo, segundo o órgão estadual, é garantir a correta destinação dos repasses de verbas referentes aos royalties da educação, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e ao Salário-Educação, sem possibilidade de transferência para outras contas do tesouro municipal.

O GTT-Educação recomenda ainda a abertura de conta setorial específica para os recursos previstos no artigo 212 da Constituição da República, o chamado mínimo constitucional. Ele dispõe a aplicação mínima de 25% da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino.

O grupo também sugere a transferência de tais recursos para a conta específica, conferindo ao titular da Secretaria Municipal de Educação a gestão exclusiva da conta.

Ele leva em consideração que os recursos financeiros vinculados ao custeio do direito à educação devem ser depositados em contas geridas exclusivamente pelo órgão de educação, segundo disposto nos artigos 68 e 77 da lei 9.394/1996.

O MPRJ recomenda ainda que o município mensure a quantia transferida indevidamente de recursos do mínimo constitucional, royalties da educação, Fundeb e Salário-Educação, para que proceda com a recomposição desses valores.

Todas as contas bancárias do município referentes aos recursos mencionados são titularizadas pela municipalidade e não pela Secretaria Municipal de Educação.

O que diz a prefeitura

Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que vai pedir mais informações ao MP sobre o assunto:

A Procuradoria-Geral do Município e a Secretaria Municipal de Educação receberam a recomendação expedida pelo Ministério Público na última semana. Diante da necessidade de esclarecimentos sobre o recomendado, o município já solicitou uma reunião junto ao Ministério Público para tratar do tema.

O governo municipal afirma que a gestão é feita com total lisura:

A gestão, desde já, reitera que sustenta o compromisso com a transparência e que, após analisar minuciosamente o documento e debater alguns pontos com o Parquet, adotará as medidas necessárias.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.