Inscrições para o Sisu 2026 já estão abertas e seguem até sexta-feira
Neste ano, candidatos que realizaram as três últimas edições do Enem podem participar
Resultado do Enem 2026 está disponível desde sexta-feira, 16
|
Foto: Reprodução/Luis Fortes (MEC)
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começaram nesta segunda-feira, 19, e seguem até sexta, 23.
Neste ano, os candidatos que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão utilizar suas notas no programa.
O Sisu é uma das principais opções de entrada às vagas ofertadas em instituições públicas de educação superior, especialmente em universidades e institutos federais.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas candidatos que tenham concluído o ensino médio podem concorrer a uma vaga no Sisu.
Notas de treineiros, os estudantes que não se formaram e fazem o exame apenas para autoavaliação, não serão consideradas.
O resultado do Enem 2025 já está disponível desde a última sexta-feira, 16.
Esta edição já é considerada a maior da história do Sisu pelo MEC, uma vez que são mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos, abrangendo 587 municípios do país.
A universidade do Brasil com o maior número de opções é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120.
Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes.
Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.
O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, uma quinta-feira.
Mudanças em 2026
A edição deste ano do Sisu teve mudanças com o objetivo de "aumentar a transparência, a segurança jurídica e o melhor aproveitamento das vagas em instituições públicas, além de adequar o processo às regras mais recentes do Enem", de acordo com o MEC.
Uma das novidades é que, a partir de agora, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem, nesse caso, 2023, 2024 e 2025.
O sistema usará a nota do ano do exame que resulte na melhor média ponderada, levando em conta ações afirmativas e de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado acima de zero na redação.
Em caso de empate na utilização das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que o candidato obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido, conforme a ordem de prioridade.
Outra alteração diz respeito às ações afirmativas.
De acordo com o Ministério da Educação, o candidato poderá concorrer às modalidades de reserva de vagas da Lei de Cotas e às ações afirmativas próprias das instituições.
Ao se inscrever, é preciso preencher, obrigatoriamente, um cadastro socioeconômico e indicar as modalidades de reserva de vagas às quais se deseja concorrer, caso o candidato possua o perfil para essas opções.
Depois, ao optar, em ordem de preferência, por curso, turno, local de oferta e instituição, é preciso escolher uma ou mais modalidades de concorrência adotadas pelas instituições.
Será permitida a opção por, no máximo, uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do modelo reserva de vagas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






